Saúde ocular da mulher, dicas importantes

Independentemente da idade, é preciso cuidar da saúde ocular da mulher. Afinal, essa é uma região do corpo responsável por um dos principais sentidos: enxergar. Então, merece toda atenção e cuidado.

As mulheres normalmente passam por muitas transformações em seu corpo. Por exemplo, alteração hormonal, gravidez, menopausa. Ou seja, tudo isso interfere diretamente em sua saúde.

Entenda como cuidar de sua saúde ocular. Bem como, o que deve ser um ponto de atenção diariamente. Desta forma, poderá aplicar pequenas mudanças em sua rotina que farão a diferença.

Curiosidades sobre a saúde ocular da mulher

Já é de se imaginar que há diferença entre a saúde ocular da mulher e do homem. Isso porque os organismos, apesar de semelhantes, possuem diferenças, especialmente hormonais.

Pesquisadores dos EUA apontaram em um estado que mulheres tem mais facilidade de distinguir cores. Inclusive, elas enxergam mais tonalidades quentes e variações de vermelho.

Saúde ocular da mulher: maior índice de doenças

Infelizmente as mulheres também sofrem mais com cegueira e doenças oculares do que os homens. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, publicada em 2019.

Devido a genética, as mulheres estão mais propensas a sofrer os efeitos de doenças oculares. Aliás, se possuírem fatores hereditários e de riscos as chances são ainda maiores. Logo, devem dar uma atenção especial a visão.

Os hormônios e a visão

Um dos fatores que mais interfere na saúde ocular da mulher são os hormônios. Inclusive, o sexo feminino passa por muitas alterações em seu corpo ao longo da vida. Sendo assim, os olhos também sentem o impacto.

Durante a gravidez

O período de maior mudança no corpo da mulher é a gravidez. Em resumo, são quatro problemas principais que podem surgir neste período. São eles: olhos secos, visão embaçada, desdobramentos pré-eclâmpsia e do diabetes gestacional.

Além dos problemas citados algumas mulheres ainda sofrem de aumento da pressão intraocular. Inclusive, pode ocasionar o glaucoma. Portanto é necessário realizar exames periódicos para acompanhamento.

É comum ainda que mulheres que já possuíam problemas oculares tenham aumento de grau. Isso se dá pelo fato das mudanças corporais, que podem desenvolver também diabetes e hipertensão.

Ao longo de toda a gravidez é importante que a mulher faça o acompanhamento especializado. Desta forma, garante que não terá nenhum problema de visão prolongado e nem grave.

Durante a menopausa

Outra fase que merece atenção a saúde ocular da mulher é a menopausa. Aliás, é comum aumentar as chances de desenvolver catarata. Isso porque há a interrupção da produção de estrogênio.

A síndrome do olho seco também pode ocorrer. Devido à baixa produção do estrogênio e testosterona. Logo, é importante procurar um oftalmologista para realizar o tratamento necessário.

Atenção à saúde ocular da mulher

Como visto, as mulheres estão mais propensas a sofrer com problemas de visão. Logo, é importante periodicamente consultar um oftalmologista. Assim, realizarão os exames e procedimentos corretos.

Especialmente na fase adulta e na velhice é importante atenção à saúde ocular da mulher. Sendo assim, não deixe de consultar o profissional de sua confiança sempre que perceber um sintoma ou incômodo.


Comentários