Como é feita a íris, confira mais curiosidades sobre ela

A íris é uma parte essencial nos olhos. Muitas pessoas não compreender a importância que essa região tem. Só para ter uma ideia, inúmeros aspectos podem ser avaliados só com base na observação dela.

Dessa forma, é interessante conhecer ao máximo sobre assunto. Assim, é possível entender como ela funciona e qual seu papel dentro do corpo humano. O mapeamento desta área releva informações médicas surpreendentes.

Portanto, o intuito deste artigo é te ajudar a compreender mais sobre o tema. Aqui você vai ver como essa parte é formada e como opera. Confira ainda, algumas curiosidades que talvez você ainda não soubesse sobre ela.

Como essa região é formada?

Ela é bastante visível, sendo a parte escura do olho. No entanto, muitas vezes ela pode se colorida, como verde e azul. A íris tem uma abertura central que é chamada de pupila. Essa última fica posicionada logo atrás da região da córnea.

A cor do olho de um indivíduo é definido exatamente pelo pigmento que está presente ali. Porém, dependendo da quantidade de melanina contida, ele pode sofrer algumas variações. São cerca de 150 genes influenciando todo esse local.

Ainda, existem alguns deles que são predominantes. Isso faz com que algumas cores sejam mais comuns que outras. Assim, os olhos castanhos são os mais frequentes, seguidos do azul e avelã.

Entretanto, algumas combinações raras podem trazer resultados finais ainda mais distintos. Desse modo, é possível ocorrer a presença de cores como âmbar, vermelho, violeta, preto ou verde. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, a íris não está apenas relacionada às cores dos olhos.

Como a íris funciona?

Ela apresenta uma série de músculos lisos. Eles são responsáveis por controlar a abertura e o fechamento da região da pupila. Isso faz com que esse funcionamento seja comparado ao diafragma de uma câmera de fotografia.

Dessa forma, essa mesma abertura varia de acordo com alguns elementos. Porém a luminosidade de um determinado ambiente é um dos principais. A relação entre esses dois pontos é inversamente proporcional.

Então, quanto menor for a quantidade de luz em local, maior será a dilatação da pupila. Isso é conhecido também como uma forma de adaptação. Assim, o indivíduo consegue se desenvolver melhor em qualquer cenário. Só aí já dá para perceber a importância da íris.

Curiosidades sobre a íris

Os fatos mais interessantes sobre essa área geralmente abordam questões de cor. Assim, pessoas maduras, possuem uma descoloração em forma de um círculo meio cinza. Isso, é chamado de arco senil. É bem comum em pessoas que estão entre 40 e 50 anos.

Desse modo, esse arco é causado como consequência de um depósito de células de lipídios. Eles ficam localizados em camadas mais fundas da córnea. No entanto, isso não deve ser motivo de preocupação. É apenas um sinal de envelhecimento ocular.

Agora, quando se fala em jovens com menos de 40 anos, a questão é diferente. Nesses casos, quanto uma íris está nos mesmos padrões citados acima tem-se um arco juvenil. Assim, isso geralmente indica um nível de colesterol no sangue elevado.

Então, a ajuda de um médico se faz muito importante. O ideal é que sejam feitas consultas periódicas com um profissional. Sendo assim, é mais simples garantir que seus olhos se mantenham saudáveis.


Comentários