O ser humano consegue enxergar no escuro? Descubra aqui

Se tem uma habilidade que muitas pessoas gostariam de ter, é a de enxergar no escuro. Muitas espécies de animais possuem esta característica. No entanto, o ser humano não foi totalmente contemplado aqui.

Sendo assim, é importante conhecer um pouco mais sobre isso. Compreender as possibilidades dentro desta condição pode ser um tanto complicado. Entretanto, tudo pode ser simplificado.

Portanto, o objetivo deste artigo é te ajudar a responder a questão do tema. Veja aqui se é de fato possível ver no escuro. Entenda mais sobre como esse esquema de visão funciona e qual seu impacto.

Um pouco mais sobre a habilidade da visão noturna

Como dito, nem todas espécies possuem essa característica. Entretanto, os animais de estimação foram agraciados com ela, de modo que podem enxergar no escuro. Infelizmente, essa não é uma habilidade natural do ser humano.

Porém, isso não chega a ser uma notícia ruim. O avanço da ciência tem tornado muitas coisas possíveis. Dessa forma, tudo costuma ser apenas uma questão de tempo. Então, é exatamente isso que se aplica nesse caso. O próximo tópico vai falar sobre os avanços científicos.

Enxergar no escuro: o que a ciência diz sobre o assunto

Aqui, é importante ressaltar o trabalho de um grupo de pesquisadores bioquímicos americanos. Eles estão estudando tudo referente à essa característica. O seu objetivo era conseguir desenvolver uma espécie de visão noturna para os humanos.

A boa notícia, é que essa invenção de fato funcionou. Claro, com alguns pormenores. Então, sim, os indivíduos são capazes de enxergar no escuro. Essa alternativa permite que isso se mantenha até uma distância de 50 metros. Ainda, o efeito dura mais de uma hora.

Dessa forma, o elemento responsável por esse feito, é chamado Clorina E6, ou CE6. Ela é proveniente de algumas espécies do mar. Atualmente, ela já possui diversos tipos de objetivos. O auxílio no tratamento do câncer é apenas um deles.

No entanto, a Clorina E6 também já se faz presente no combate à algumas doenças visuais. O curioso é que a teoria com relação à essa substância não é algo recente, sendo de 2012.

Assim, essa última fala mais sobre uma combinação de elementos. De acordo com essa teoria, só é possível enxergar no escuro graças à essa junção. Assim, os componentes seriam a CE6, insulina e soro fisiológico.

Pesquisa científica: colocando a teoria para funcionar

Apesar da teoria estar muito bem desenvolvida, isso não é o bastante. A experimentação é parte fundamental do processo de comprovação. Nesse contexto, aparece o nome de Gabriel Licina, o voluntário do estudo. Foi nos olhos dele que os cientistas aplicaram a mistura acima.

Então, eles descobriram algo interessante. A proporção em que o modo “visão noturna” vai sendo ativado, a fotofobia aumenta. Portanto, foi necessária a aplicação de uma lente para amenizar esse sintoma.

O estudo não apresentou nenhum efeito colateral, o que é algo surpreendente. Desse modo, hoje o ser humano consegue sim enxergar no escuro. Claro que, não nas mesmas condições que outras espécies. No entanto, a evolução tem levado os pesquisadores para caminhos bem promissores.

Por fim, espera-se que o avanço desses estudos possam prolongar o efeito de visão noturna. Isso sempre garantindo que a saúde dos olhos ficará intacta. Com base nos avanços recentes, acredita-se que em pouco tempo essa meta será atingida.


Comentários