lentes de contato

Descubra se qualquer pessoa pode usar lentes de contato?

As lentes de contato têm ganhado um grande espaço no mercado. O aumento da demanda é consequência direta das vantagens deste produto. Assim, muitas pessoas o preferem pela praticidade que oferece.

No entanto, o uso de lente sempre vem com um questionamento. Nem todo mundo sabe se ela pode ser usada em qualquer condição. Dessa forma, é essencial que seja feita uma pesquisa para resolver esse impasse.

Portanto, o intuito deste post é te ajudar e simplificar esse processo. Aqui, você vai conhecer tudo sobre o assunto. Ao fim da leitura, não haverá mais nenhuma dúvida sobre o tema.

Que condições podem ser tratadas com as lentes de contato?

As lentes de contato servem para tratar inúmeros problemas oculares. Claro que, antes de tudo, um oftalmologista precisa ser consultado. Assim, ele poderá prescrever o modelo correto para você. Confira algumas das condições mais comuns que fazem parte desse grupo.

Miopia

Caracteriza-se pela dificuldade em enxergar de longe. Dessa forma, para que isso seja resolvido, é necessário usar um óculos ou lente. Essa última é diferente quando projetada para tratar miopia.

Sendo assim, ela costuma ser mais fina no centro do que na borda propriamente dita. Isso é essencial para que a luz chegue melhor na região da retina. Uma simples alteração no modelo que faz toda a diferença no tratamento.

Astigmatismo

Um dos motivos pelo qual as pessoas mais usam lentes de contato. Dessa forma, o astigmatismo embaça a visão, principalmente nas bordas. Porque a retina tem acesso a imagem vinda de vários focos.

Hipermetropia

Essa condição é basicamente o contrário da miopia. Assim, a dificuldade aqui é enxergar de perto. Para que a hipermetropia seja tratada corretamente, a lente precisa de um formato específico. Então, elas são mais grossas no centro e mais finas nas pontas.

As lentes de contato e suas possíveis restrições

Ao contrário do que alguns acreditam, não existem restrições de fato aqui. No entanto, é preciso um certo cuidado em determinadas situações. Dessa forma, pessoas que trabalham em meio a poeira precisam ficar mais atentas.

Porque suas lentes de contato podem contaminar-se. Então, você terá uma complicação nos olhos. Uma situação nada agradável. Além disso, quem mexe com giz e produtos químicos também enquadram-se neste grupo.

Por último, algumas grávidas podem apresentar problemas de lubrificação ocular. Desse modo, a região fica mais seca que o normal. Em todos os casos, não quer dizer que não se possa usar este produto.

No entanto, é sempre recomendado o acompanhamento com um profissional. Assim, qualquer pessoa pode sim usar lente. É só procurar ajuda com antecedência.

Tempo de troca das lentes: por que se preocupar?

Respeitar a validade delas é fundamental para sua saúde ocular. A depender do material, você pode ter que trocá-las diariamente ou depois de uns dias. Então, se você passa mais tempo do que o recomendado, problemas sérios podem surgir.

Por fim, agora você já sabe tudo sobre o uso das lentes de contato. Caso queira aderir a este produto, consulte-se primeiro. Assim, você garante que fará uma boa escolha e ficará livre de complicações.


Comentários