Por que os piratas usavam tapa-olhos?
Quando fala-se em piratas, uma das coisas que vem à cabeça é o tapa-olhos. Este acessório ligeiramente peculiar era bastante usado por esse grupo de pessoas antigamente. No entanto, poucas pessoas sabem o real motivo do uso deste instrumento.
Sendo assim, ele não é compreendido da forma que deveria. Daí a importância de se falar mais sobre o assunto. Só assim, será possível desmistificar a utilidade deste objeto tão simples.
Portanto, o objetivo deste artigo é exatamente este. Aqui você vai conhecer a razão que torna esse acessório tão importante. Tanto para aquela época, quanto para os dias de hoje. Você vai se surpreender.
A real função deste instrumento
Quem deu a melhor explicação sobre a importância do tapa-olhos foi o especialista Jim Sheddy. Em resumo, ele disse que os olhos humanos adaptam-se muito rápido. Isso quando há uma transição de um local escuro para um claro.
No entanto, o processo inverso não é tão simples. Ele pode levar até 25 minutos. Sendo assim, durante este tempo, o olho está regenerando os fotopigmentos. No caso dos piratas, isso era uma realidade constante. Tendo em vista que eles ficavam entrando e saindo do navio.
Assim, era muito difícil ver com nitidez. Então, este instrumento serviu como uma forma de facilitar as coisas. Desse modo, um olho sempre estava adaptado para enxergar no escuro. Também, o outro estava mais acostumado a ambientes claros.
Então, tudo o que eles tinham que fazer era trocar o tapa-olhos. Foi a solução mais simples e eficaz na época. Sendo assim, era muito comum que quase todo pirata usasse esta ferramenta.
Portanto, se você acreditava que eles tinham machucado um olho, se enganou. Não era por isso que um sempre ficava coberto. Era mais uma questão de estratégia e adaptação.
O tapa-olhos funciona muito bem
Talvez, mesmo com a explicação acima, você não esteja convencido da eficiência deste método. Entretanto, ele de fato funciona, ainda que não tenha sobrado nenhum pirata para atestar isso.
Existem diversas fontes que confirmam esse ponto. Um manual militar de pilotos é um deles. Ele aponta que mesmo que o claro atinja o olho, tudo bem. Isso porque caso o outro esteja protegido, a adaptação não será um problema. Para tal, o tapa-olhos pode ajudar.
Além disso, a Federação Americana de Aviação reforça essa teoria. Ela diz que, quando um piloto estiver exposto à luz, ele deve fechar um olho. Dessa forma, a sua visão noturna é preservada.
A versão moderna deste instrumento
Hoje, quase não usa-se mais um objeto como esse. No entanto, existem algumas vezes em que é necessário aplicar um tampão ocular. Em geral, o motivo é esconder alguma lesão ou ferimento.
De qualquer forma, não tente fazer o teste para comprovar. Afinal, não se sabe se há a possibilidade de sofrer algum dano ocular. Quando trata-se de visão, o ideal não é usar um tapa-olhos.
A busca por um profissional oftalmologista deve ser sempre a primeira coisa a se fazer. Lembre-se que a saúde dos seus olhos é tão importante quanto a do resto do corpo. Portanto, não a negligencie.
Entendi muito bem,
Na nao sabia da história
Ficamos feliz que tenha gostado da matéria. Desejamos um ótimo 2021 e obrigado pelo seu comentário. Att.