maquiagem

Como e quando surgiu a maquiagem?

Ao contrário do que muitos acreditam, a maquiagem não é uma invenção recente. Ela já faz parte da vida de várias pessoas há séculos. Claro que com o passar do tempo, novos elementos foram surgindo e aprimorando-se.

Dessa forma, se você curte esse tema, entender mais sobre a história é essencial. Assim, é possível descobrir suas origens. Neste caso, você verá que será preciso voltar muito tempo na história.

Portanto, este artigo vai te deixar por dentro de tudo sobre esse assunto. Veja como algumas coisas que você usa hoje, são, na verdade, bem antigas. Você vai surpreender-se com a evolução dentro do universo das makes.

O surgimento da make

As pesquisas de muitos arqueólogos sempre voltam para o Egito Antigo. Segundo eles, a maquiagem surgiu a cerca de 3 mil anos antes de Cristo. Na época, ela já era considerada uma forma de expressão artística.

Inês Joeque da Unicamp diz que esse processo se originou com o Kohl. Em resumo, ele é uma espécie de pigmento preto. Inclusive, é usado até hoje como sombra. Então, serve para sublinhar os olhos e destacar os cílios.

Com o passar dos anos, o Kohl e outras substâncias foram sendo otimizadas. Regiões como a Grécia e a Europa destacaram-se muito neste quesito. Isso porque, todas as pessoas faziam uso delas neste local. No entanto, houve uma queda neste uso após a queda do Império Romano.

Além disso, a Idade Média quase abandonou a maquiagem de vez. O crescimento do movimento religioso foi o grande responsável por essa queda. Dessa forma, ela só foi ficar popular novamente no século XV.

A maquiagem como um aspecto de privilégios sociais

A partir deste período, ela virou uma exclusividade de reis e pessoas como artesãos e aristocratas. Eles usavam pó de arroz e pomadas de várias cores. Essas últimas serviam para pintar os lábios. Assim, tinha-se a primeira versão do famoso batom.

Então, apenas no século XVIII que a make começou a se popularizar e ficar mais acessível. No entanto, ela ainda não era aceita em todos os países. Por exemplo, a Inglaterra foi um dos locais bem resistentes a essa tendência.

Dessa forma, esse preconceito só foi embora de vez em 1920. Depois disto, a maquiagem conquistou absolutamente todos os espaços possíveis. Desde então, ela tem sido vista como algo não vulgar.

Maquiagem: sombra

Como já foi dito, a sombra mais antiga é o chamado Kohl. Isso foi comprovado já que ele foi achado em vasos na tumba de Menes. Esse último foi um faraó da primeira dinastia do Egito. A data condiz exatamente com a teoria dos arqueólogos acima.

Batom

Na Roma Antiga, o batom consistia na mistura de diferentes substâncias. As mais conhecidas eram as papadas de cevada, mel e chifre de veado moído. Entretanto, ele era usado mais como forma de proteção do que como um ato de vaidade.

Por fim, essa é a história de como e quando surgiu a maquiagem. Hoje, existem vários produtos que podem ser usados em conjunto com ela. Lembre-se que o mais importante é sempre garantir que você está aplicando algo de qualidade.


Comentários