Miopia em crianças: entenda a causa
Os casos de miopia em crianças têm aumentado cada vez mais. Isso acontece porque desde pequenos eles já começam a usar celulares e tablets. Inclusive, por incentivo dos próprios pais. A fim de que com os eletrônicos, eles fiquem mais distraídos.
Segundo a OMS, é preciso impor limites quanto ao uso. Assim, para saber mais sobre as recomendações dessa instituição, continue lendo. Além disso, saiba como seu filho pode usar o tablet sem grandes riscos.
O uso em excesso é o principal motivo
A OMS fez uma recomendação recentemente. Principalmente, devido ao aumento de casos de miopia em crianças. Então, aqueles entre 2 a 5 anos devem ficar apenas uma hora em frente a:
- Celulares;
- TV’s;
- Computadores;
- Tablets.
É preciso que os pequenos e também os adultos façam pausas. Em geral, a cada 40 minutos.
O cansaço visual ocorre porque a pessoa foca demais. Portanto, esse ato funciona como um trabalho muscular.
E quanto menor for a tela, maior o esforço. Por isso, os especialistas recomendam que as crianças assistam às aulas pela TV ou computador.
Outro problema pode surgir com o excesso de tempo frente às telas. Por exemplo, o ressecamento dos olhos. Isso porque o indivíduo acaba piscando menos. Dessa forma, a lubrificação das vistas é afetada.
Nesse caso, é possível tratar com colírios lacrimais. Porém, vale ressaltar que o mesmo deve ser indicado por um oftalmologista.
Miopia em crianças: o que é e qual o tratamento?
É caracterizado por um erro no globo ocular. Assim, as imagens são focadas na frente da retina. Ou seja, são formadas do jeito errado.
Devido a isso, a visão de objetos e pessoas ficam embaçadas a distância. Em outras palavras, quem é míope não enxerga bem de longe. Apenas de perto.
Quanto ao tratamento, em geral, é por meio de óculos de grau. Pelo menos até os quinze anos. A partir disso, o paciente pode optar pelas lentes de contato.
A correção do problema também pode ser feita com cirurgia. Porém, só após a pessoa atingir os vinte anos. Além disso, a miopia deve estar controlada.
Miopia em crianças: dicas para usar o tablet sem risco
Veja a seguir algumas sugestões interessantes. Com o intuito de que seu filho possa utilizar os eletrônicos de modo mais despreocupado:
- Incentive atividades ao ar livre, pelo menos uma hora por dia;
- Estabeleça regras quanto ao tempo de uso dos eletrônicos, como smartphones;
- Os aparelhos devem ser desligados uma hora antes das crianças dormirem;
- Não deixe que seu pequeno durma com tablet ou celular perto dele;
- Diminua o brilho das telas;
- Também não deixe suas crias os utilizarem em ambientes 100% escuros;
- Boas noites de sono são essenciais.
À noite, hormônios importantes são produzidos. Principalmente, para os olhos. Então, garante que seu filho tenha uma ótima rotina de descanso.
Miopia em crianças: cuidado deve ser maior na pandemia
Consultas ao oftalmologista devem ser feitas com regularidade. Por outro lado, os pais precisam ter mais atenção a qualquer outro sintoma, como:
- Baixo rendimento escolar;
- Problemas de concentração;
- Olhos irritados ou vermelhos;
- Lacrimejamento.
Em especial, quando a criança estiver assistindo TV. Ou usando o computador. Também fique atento a queixas sobre dificuldade para enxergar e dor de cabeça.
Devido às aulas online, os pequenos têm passado mais tempo em frente a essas telas. Desse modo, nas horas vagas, estimule seus filhos a darem um tempo dos aparelhos eletrônicos.
Deixe um comentário