medo de cirurgia nos olhos

5 dicas para não ter medo de cirurgia nos olhos

O medo de cirurgia nos olhos é muito comum na população. Pois, por não conhecer o procedimento, os pacientes geralmente ficam inseguros. Mas, por meio do conhecimento, tanto o modo que é feito como do médico pode ser uma solução.

As cirurgias oculares são mais comuns do que muitos imaginam. Nas próximas linhas listamos os motivos para não se deixar levar por esse medo. Acompanhe este artigo e descubra 5 dicas de como abrir mão dessa insegurança.

O porquê das pessoas terem medo de cirurgia nos olhos

Ao falar em cirurgia nos olhos duas coisas surgem: dúvidas e medos. Apesar de ser um procedimento simples e rápido, muita gente fica insegura para operações oculares. Isso por causa do medo da recuperação e até do procedimento em si.

De acordo com o jornal The New York Times, a população teme muito a cegueira. Então, ao perceber essa possibilidade na cirurgia ocular surge o medo. Porém, basta um pouco de informação para perceber que não há necessidade disso.

Como não ter medo de cirurgia nos olhos: 5 dicas

Existem óculos muito confortáveis que atendem as necessidades dos pacientes. Ainda assim, algumas pessoas não se acostumam ou se incomodam por embaçar tanto. E mesmo com queixas, muitos têm medo de cirurgia nos olhos.

Busque se informar

Buscar conhecer promove a sensação de controle e ajuda a não ter medo de cirurgias oculares. E já que os resultados positivos dessas operações são altos, isso não será um problema. Logo, consultar o oftalmologista sobre todas as dúvidas é essencial.

As cirurgias são rápidas e sem dor

As cirurgias nos olhos são sempre indolores. Porque o médico aplica uma anestesia local e assim o paciente não sente nada. Também, são rápidas, duram de 10 a 20 minutos, e normalmente não precisam de internação.

Os avanços da medicina garantem bons resultados

As taxas de cirurgias oculares bem sucedidas são altas, elas ultrapassam os 90%. Ainda, seu pós-operatório é ligeiro e sem muitas complicações.

Cirurgias oculares garantem o aumento da qualidade de vida

As cirurgias oculares têm um impacto positivo na vida de quem faz. Já que elas podem evitar a cegueira como no caso da catarata. Ainda, controlam doenças e impedem seu avanço.

A cirurgia só é feita depois de uma bateria de exames

São feitas muitas consultas pré-operatórias que sanam as dúvidas. Também diversos exames são solicitados para tirar todo medo de cirurgia nos olhos.

Motivos para fazer uma cirurgia ocular

Nas linhas acima do artigo estão listados muitos motivos para não ter medo de cirurgia nos olhos. E esse procedimento pode mudar a vida de muitas pessoas.

Indivíduos com estrabismo, por exemplo, podem mudar sua estética a partir da operação. Também, pessoas com ceratocone conseguem evitar a cegueira. Além de que em muitos casos pode ajudar a controlar qualquer incômodo ou irritação nos olhos.

As cirurgias oculares são muito importantes e possuem muita tecnologia de pontal. Isso porque possibilita que muitas pessoas voltem a enxergar.

Existem algumas doenças oculares que podem ser resolvidas por meio de cirurgia. Caso você queira saber se a sua pode ser corrigida leia abaixo:

  • Glaucoma;
  • Tumores oculares;
  • Estrabismo;
  • Miopia;
  • Ceratocone;
  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo.

Descubra quando uma cirurgia ocular é recomendada

Antes de sentir medo de cirurgia nos olhos é preciso saber em quais casos ela é possível. Já que nem todo estágio de doença ocular é tratável por meio de cirurgia.

No caso da miopia ,por exemplo, é recomendado usar lentes ou óculos até o grau se estabilizar. Caso isso não aconteça, o procedimento não será possível. Além disso, é preciso ter a idade mínima de 21 anos.

Ter consultas com um oftalmologista regulares é tão importante por isso. Assim, ele ajuda a compreender os procedimentos e a necessidade deles. Com isso, é possível estar mais seguro com cirurgias oculares.


Comentários