Yoga para olhos: aprenda a relaxar
O yoga para olhos é uma prática que faz bem tanto ao corpo quanto à alma. Além disso, os exercícios são simples e fáceis, ou seja, qualquer um pode fazer. Então, sendo os olhos as famosas janelas da alma precisam ser bem tratados.
Essa atividade ocular pode ajudar no tratamento de diversas doenças como a fotofobia. Sendo assim, vale a pena entender e saber como fazer esses exercícios para os olhos. Logo, continue lendo para conhecer os inúmeros benefícios dessa prática.
O que é o yoga para olhos
Chamado também de Trátaka, o Yoga para olhos é uma técnica para exercitar a musculatura ocular. Nesse sentido, possui uma série de exercícios que podem ser feitos em casa mesmo.
Essa prática ainda pode ser muito útil em empresas antes de iniciar o trabalho. Pois, tal atividade promove o aumento do desempenho não só da visão como da atenção. Aliás, nos tempos de home office, os olhos podem ficar cansados e cuidar deles é necessário.
A maioria dos problemas de visão estão relacionados com a musculatura dos olhos. Com exceção das doenças degenerativas, aquelas que danificam as células. Por causa disso, exercitar-se com yoga para olhos é tão essencial.
Qual o objetivo
O objetivo dessa prática para olhos é equilibrar a tensão no músculo ocular. Além disso, estimula a produção do líquido lacrimal para limpar a região. E assim, lubrificar os olhos desenvolvendo a atenção em uma só direção.
Aprenda a fazer yoga para olhos
Não é de uma hora para outra que essa prática ocular vai fazer efeito. Mas, com a realização contínua, os benefícios progressivamente vão sendo percebidos. Apesar de ser tão simples, quem tem doenças oculares deve consultar um especialista.
Palming
O Palming no yoga para olhos consiste em esfregar as mãos e colocá-las nas pálpebras. Dessa maneira, é possível sentir o calor transmitido das mãos para os olhos. Com isso, a musculatura ocular relaxa.
Piscar
Primeiro deve-se piscar rapidamente 10 vezes. Depois fechar os olhos e fazer 5 respirações profundas. Isso pode ajudar a normalizar o reflexo de piscar e o relaxamento dos olhos.
Olhar para os lados
Para fazer esse exercício é só sentar com as pernas esticadas e os braços levantados acima dos ombros. E com os punhos fechados, levantando o dedão. Depois é só olhar para os locais indicados um após o outro, depois repete 5 vezes:
- Dedão esquerdo levantado;
- Espaço entre as sobrancelhas;
- Polegar direito;
- Região das sobrancelhas.
Existem diversos outros movimentos, mas os citados acima são os mais comuns. Logo fazendo esses três alguns dias da semana já é o bastante para a prática.
Quais os benefícios do yoga para olhos
O exercício do Trataka pode ser feito antes da prática de meditação. Pois, vai ser uma preparação para o foco e ajuda na respiração. Assim, como antes ou até depois do horário de estudos para relaxar os olhos depois do esforço.
Já foi explicado acima alguns benefícios que o yoga para olhos promove. Porém existem muito outros que citamos nas próximas linhas, confira:
- Ajuda a tratar doenças oculares como miopia e astigmatismo;
- Alivia dores de cabeça e tensão do músculo dos olhos;
- Melhora a visão;
- Auxilia na capacidade de concentração;
- Reduz a ansiedade;
- Melhora a memória, principalmente visual.
Faça yoga para olhos e viva melhor
Em tempos de excesso de uso dos recursos digitais, os olhos são os mais prejudicados. Já que o uso de óculos e lentes nem sempre dão conta do prejuízo causado por eles. Como nem todos sabem ou querem fazer um detox digital, o melhor é exercitar os olhos.
Nem sempre apenas o óculos de sol ajuda a aliviar as irritações oculares. Então com os exercícios é possível evitar esse problemas e as doenças como as ditas acima. Com isso, viver melhor e com os olhos saudáveis.
Deixe um comentário