óculos de descanso

Entenda o que são os óculos de descanso

Quase todas as pessoas precisam usar óculos de descanso em algum momento de suas vidas. Mas, apesar do nome sugestivo, ainda existe quem não entenda bem a função. Por conta disso, muitos mitos surgiram acerca do objeto.

Esse artigo tem como principal objetivo explicar o que ou não verdade sobre o uso. Para que assim, você possa cuidar melhor da sua visão com o passar dos anos. Então, confira abaixo toda a explicação necessária sobre o assunto para melhorar a sua vista.

O que são os óculos de descanso

Os óculos de descanso são itens prescritos por oftalmologistas para proteger os nossos olhos. Portanto, eles servem para evitar exposição intensa aos raios ultravioletas e à luz azul. Dessa forma, promovem mais conforto para a nossa rotina.

A sua principal meta é manter a região ocular descansada. Logo, ele precisa ser usado em situações como:

  • Longa exposição ao sol;
  • Prática de atividades;
  • Assistir TV;
  • Mexer no celular, tablet ou computador;
  • Ler um livro.

Existem pessoas que acham que o objeto são apenas óculos com lente de grau baixo. Mas, a verdade é que eles não estão relacionados com problemas de visão. Desse jeito, podem ser usados por qualquer pessoa.

O seu uso pode ser contínuo ou em momentos específicos. Isso dependerá da recomendação do especialista.

Quem precisa usar o óculos de descanso

Qualquer pessoa pode usar o óculos de descanso, seja uma criança ou um idoso. Já que, eles foram criados para ajudar quem esforça muito as suas visões. O que acontece com quem usa muitos aparelhos ou possui sensibilidade à luz.

Como já falamos, qualquer tipo de indivíduo pode precisar usar o objeto. Para determinar isso é preciso consultar um oftalmologista. Pois, só ele poderá dizer se existe ou não a necessidade de usá-lo.

Em sua visita fale sobre suas atividades para que ele entenda sua rotina. Além disso, sempre conte se surgir algum desconforto no seu cotidiano. Mas, vale lembrar que não corrigem nenhum problema de visão.

Sintomas

Alguns sintomas determinam se você precisa ou não de óculos de descanso. Então, fique atento a ele para informar o seu médico. Sendo alguns deles listados a seguir:

  • Aproximar ou afastar os objetos para enxergar melhor;
  • Cerrar os olhos para conseguir ler;
  • Vista cansada;
  • Ardência nos olhos;
  • Dores de cabeça;
  • Sensibilidade à luz;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Piscadas excessivas.

Caso os identifique marque um horário no consultório antes que se torne um problema frequente.

Tratamento nas lentes dos óculos de descanso

Existem alguns tipos de tratamentos que podem ser inseridos nas lentes para seu uso eficaz. Por isso, é interessante entender quais são essas formas.

Lentes Fotossensíveis

Adaptam-se às condições de luminosidade existentes. Portanto, mudam de cor de acordo com a luz do ambiente. São ideais para proteger contra os raios UV, que fazem mal aos olhos.

Lentes Específicas que Filtram a Luz Azul

Elas servem para proteger os olhos da luz azul violeta prejudicial. Logo, podem proteger seus olhos durante o uso de eletrônicos no geral. Algumas das mais conhecidas no mercado são as lentes Transitions.

Lentes antirreflexo

Quando usadas em óculos de descanso ajudam a enxergar de forma mais clara. Porque bloqueiam reflexos indesejados que podem atrapalhar a sua visão.

Visite um oftalmologista

Sempre que se sentir desconfortável lembre-se de frequentar regularmente um oftalmologista. Pois, apenas ele saberá como cuidar da sua vista da melhor forma possível.


Comentários