lente no banho

Por que não pode usar lente no banho? Veja aqui

Muito se especula sobre usar lente no banho. Algumas pessoas acreditam que essa prática não causa nenhum prejuízo. Já outras, afirmam que esse é um hábito nada saudável. Dentro desse cenário, esclarecer essas hipóteses é muito importante.

Para isso, é necessário abordar fatos científicos. Assim, a oftalmologia explica tudo sobre esse assunto. Dessa forma, esse artigo vai tirar todas as suas dúvidas. Veja se de fato essa prática faz mal ou não.

Lente no banho

Essa não é uma prática recomendada pelos especialistas. Isso quando se fala do ponto de vista da saúde ocular. A conservação deste produto também pode ser afetada por essa ação. Então, algo que deveria durar um ano vai se desgastar bem mais rápido.

Dito isso, lente no banho não é uma boa ideia. Ainda, existe uma outra dúvida que surge quanto a isso. Elas se referem às piscinas e ao mar. Logo, você pode sim frequentar esses espaços.

Agora, a lente usada deve ser aquela de descarte diário. Essa recomendação deve sempre ser respeitada. Também, é muito importante tomar cuidado. Apesar de ser uma possibilidade, essa prática pode prejudicar seu olho.

Com relação aos banhos diários, sempre remova sua lente. Dessa forma, você evita a aquisição de infecções por bactérias e microrganismos. Então, sua visão pode ser preservada.

Os riscos que essa prática traz para a saúde dos olhos

Primeiramente, é importante se atentar a alguns pontos sobre a questão da lente no banho. O material deste produto é um fator essencial nessa discussão. Assim, elas são compostas por um tecido gelatinoso. Logo, a absorção de água é muito grande.

Lembre-se que a água pode conter diversas partículas estranhas. São centenas de bactérias, fungos, entre outros elementos. Ainda, imagine o seguinte cenário. Sua lente está contaminada.

Sem saber, você continua com ela por várias horas seguidas. Sendo assim, as chances de adquirir uma infecção são gigantescas. Além disso, tenha em mente que a região dos olhos é muito sensível. Ela é bastante propensa a sofrer irritações e complicações do tipo.

Lente no banho: doenças que podem ser consequências dessa prática

Na grande maioria das vezes, o uso incorreto desse acessório traz inúmeras doenças. Inclusive, estas últimas costumam se manifestar na forma de infecções. A ceratite é uma das mais famosas. Ela se caracteriza por uma complicação na região da córnea.

A lente no banho também pode causar situações ainda mais graves. Assim, um exemplo disso é a úlcera corneana. Ela é uma erosão causada pela falta de tecido nessa região. Doenças assim podem levar até mesmo a cegueira. Isso claro, quando não há tratamento.

Combatendo infecções ao usar lentes de contato

Sempre retire sua lente quando for tomar banho. Essa é a melhor forma de combater essas infecções. Além disso, mantenha esse acessório higienizado. Para isso, use apenas as soluções de limpeza que forem recomendadas pelo fabricante.

Por fim, não esqueça de procurar um oftalmologista. Então, consultas periódicas são fundamentais para manter a saúde dos seus olhos. Não use nada sem antes consultar esse tipo de profissional.


Comentários