óculos

Descubra como surgiram os óculos

O óculos é uma invenção bem antiga. Mesmo assim, poucas pessoas sabem sobre a sua história. São muitos acontecimentos por trás dela. A evolução desse instrumento é um deles.

Hoje, ele é simplesmente essencial na vida de inúmeros indivíduos. Portanto, conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta é muito importante. Assim, é possível perceber o quanto ela mudou com o passar dos anos. Confira mais sobre isso nos próximos tópicos.

A história do óculos

Essa palavra surgiu ainda na Antiguidade Clássica. Ela servia para denominar os orifícios das armaduras dos soldados. Com eles, a visualização por trás do traje se tornava possível. Isso claro, sem qualquer tipo de lente corretiva. Essas últimas foram aparecer no século I d.C.

O material usado para a produção delas eram pedras semipreciosas. Então, elas eram cortadas em tiras. Com isso, era possível ter um óculos de grau para perto. Ainda, lá pelo ano 1000 d.C essa invenção teve uma virada significativa.

O responsável por isso foi o matemático Alhazen. Sendo assim, ele elaborou uma teoria com relação à incidência de luz em espelhos esféricos. Também, o pesquisador avaliou como isso impactava o olho humano.

Na Alemanha em 1270 foram fabricados os primeiros aros para dar suporte a esse instrumento. Dessa forma, eles eram feitos de ferro e eram unidos por meio de rebites. Pareciam uma espécie de compasso.

Nessa época o óculos ainda não tinha hastes. Portanto, elas só apareceram no século XVII. Então, elas eram apoiadas nas orelhas.

Óculos na América e na Europa

Essa ferramenta chegou ao Brasil no século XVI. Isso foi um resultado da colonização portuguesa. Na época, ele era muito usado por religiosos e funcionários da coroa. Com o passar do tempo, esse instrumento foi evoluindo.

O mais interessante é que essa invenção passou por várias fases. Então, em algum período surgiam as hastes. Já em outro, apareciam as lentes. Tudo reunido, dando forma ao que se conhece hoje.

Falando em modernidade, tem-se dois grandes nomes que precisam ser mencionados. São eles: Robert Grosseteste e Roger Bacon. Além disso, os primeiros óculos bifocais foram criados em 1785. Logo, quem inventou foi o famoso Benjamin Franklin.

Ele tinha duas lentes na frente de cada olho. Ainda, eram unidos pela sua armação. Isso foi uma grande euforia na época. Afinal, era possível enxergar de perto e de longe. Tudo com um só produto.

Dentro de um cenário de produção, a matéria-prima é fator determinante. Dessa forma, usando elementos mais baratos, esse instrumento foi ficando mais acessível. Também, o avanço da tecnologia foi fundamental.

Hoje, tem-se uma variedade imensa desse acessório no mercado. Assim, são tamanhos, cores, formas e estilos diferentes. Com isso, todo mundo consegue adquirir algo que se enquadre dentro dos seus gostos pessoais.

Com relação às propriedades corretivas, o tempo também ajudou muito. Atualmente, inúmeras condições podem ser tratadas com o uso de óculos.

O óculos de sol e sua origem

Muitas pessoas acreditam que essa invenção é algo recente. No entanto, isso não é verdade. Para você ter uma ideia, sua primeira aparição foi ainda na pré-história. Ele foi criado pelos homens que viviam na neve, chamados de Inuit.

O material desse objeto era bem diferente do usado hoje. Assim, ele era feito com madeira ou marfim. Ainda, possuía uma abertura bem pequena. O intuito era mimetizar a abertura do olho.

Com isso, essa invenção se tornava capaz de combater a cegueira causada pela neve. Esse não é o único registro que se tem desse instrumento. Então, ele foi visto na China há séculos atrás. Porém, seu objetivo não era proteger contra a luz do sol.

Ele era tingido com vários tipos de chá. Assim, acreditava-se que isso podia curar as diversas doenças oculares. Além disso, um componente importante no óculos é a lente escura.

Mesmo assim, ela só foi aparecer na Roma Antiga, no século I. Isso na época do Imperador Nero. Logo, aí sim a função dela era combater a luz do sol. O próprio Nero usava lentes verde escuro. Foi anos depois que surgiram as armações mais pesadas, na Alemanha.

Anos depois elas foram aprimoradas, só que na França. Dessa forma, as armações ficaram mais leves. Além disso, foi nesse período que surgiu o encaixe no nariz.

Perceba que até aqui, estamos falando de produtos semelhantes. Mesmo assim, o óculos de grau e o de sol tiveram uma trajetória diferente.

Óculos de sol: cores de lentes e suas funções

Não é novidade para ninguém que hoje você encontra uma enorme diversidade de produtos. Inclusive, uma das coisas que varia muito são as cores das lentes. No caso, elas vão além de uma questão de estilo. Cada uma tem suas propriedades específicas. Veja abaixo.

Lente amarela

Ajuda na hora de dirigir. Portanto, é ótima para atividades que requerem mais atenção. Isso porque a lente amarela dilata a pupila.

Lente azul

Auxilia no combate à luz azul. Essa última está presente na tela dos dispositivos eletrônicos. Então, é muito boa para descansar os olhos.

Lente verde

Os óculos com lentes verdes não distorcem as cores. Além disso, são uma boa alternativa para proteger contra a luz do sol.

Importância para a saúde dos olhos

Os objetos com lentes corretivas servem para tratar inúmeras doenças. Dentre elas tem-se astigmatismo, desvio de retina, presbiopia e miopia. Sendo assim, hoje eles são instrumentos necessários para grande parte das pessoas.

Mitos sobre óculos de sol e de grau

Até aqui, você já sabe tudo sobre a origem e a importância desse objeto. Agora, é hora de aprender um pouco sobre os mitos que o rodeiam.

  • Usá-los o tempo inteiro causa um quadro de dependência;
  • Exercitar os olhos faz com que não seja necessário usar óculos de grau nem de sol;
  • Não usar esse objeto leva ao aumento significativo do grau;
  • Quanto mais escura for a lente, maior sua capacidade de proteger contra o sol;
  • Fatores genéticos não influenciam na necessidade do uso desse objeto.

Pronto, agora você é um verdadeiro expert no assunto. Lembre-se de nunca usar esses acessórios sem orientação médica. Afinal, eles vão implicar diretamente na saúde dos seus olhos.


Comentários