Lentes perdidas no olho

Conheça o curioso caso de uma paciente que teve 27 lentes perdidas no olho

Imagina o quão desconfortável seria ficar com lentes perdidas no olho. Ainda mais se fossem várias delas. Pois, saiba que isso aconteceu com uma paciente britânica e só foi descoberto durante uma cirurgia. Conheça mais sobre este inusitado episódio.

Médicos retiram 27 lentes perdidas no olho de paciente

O caso aconteceu no Hospital Solihull, no Reino Unido, com uma paciente britânica de 67 anos. A mulher em questão foi realizar uma cirurgia de catarata por estar tendo dificuldades para enxergar.

Pouco antes do procedimento, ao aplicar a anestesia, o profissional responsável localizou uma “massa azul” no olho dela. Ao verificar, chegou-se a conclusão que se tratava de lentes de contato esquecidas. Neste primeiro momento foram retiradas 17 delas pelo anestesista.

Como as outras 10 lentes perdidas no olho foram encontradas

Após o susto inicial com as lentes perdidas no olho, os médicos resolveram analisar de forma minuciosa a visão da mulher. Com isso, e graças a um microscópio, foram localizadas mais 10 desses objetos. Então, no total foram retiradas 27 destas.

Qual o estado das lentes

Ao serem encontradas, as lentes de contato estavam grudadas por uma espécie de muco. Ainda, por estarem grudadas estas formavam uma massa azulada. Portanto, segundo os profissionais envolvidos, isto estaria prejudicando a capacidade visual da paciente.

Como a paciente ficou com lentes perdidas no olho

A paciente relatou aos médicos que fazia uso de lentes de contato mensais desde os 35 anos de idade. Por outro lado, raramente ia ao oftalmologista. Dessa forma, por correria do dia a dia, ela esquecia se as havia retirado dos olhos ou não.

O que surpreendeu os médicos foi o fato de ela não se sentir incomodada com tais objetos na visão. Além disso, como é possível ela não ter percebido ou irritado suas vistas com isto.

Porque os profissionais envolvidos publicaram esta notícia

O caso foi tão inesperado que a médica responsável disse nunca ter presenciado tantas lentes perdidas no olho em seus muitos anos de carreira. Por isso, ela resolveu tornar pública esta história.

Com isto, eles esperam conscientizar as pessoas que fazem uso destas sobre a importância de manter a higiene e a retirada delas de forma correta. Pois, os olhos são sensíveis e precisam de muitos cuidados.

Onde foi publicada esta matéria

Este inusitado caso aconteceu em novembro de 2016. No entanto, só foi revelado no ano de 2017 em um periódico chamado British Medical Journal (BMJ). Através dele, vários outros jornais também publicaram a notícia.

Como ficou a mulher depois de encontradas as lentes perdidas no olho

Após achadas as lentes perdidas no olho, a cirurgia de catarata da paciente foi adiada. Afinal, o muco presente na “massa azulada” poderia conter bactérias. Assim, não seria prudente fazer uma operação de catarata correndo-se o risco de infecção.

De acordo com o que disse os médicos que acompanharam o caso, duas semanas depois a mulher compareceu ao consultório e relatou uma melhora considerável em seus olhos. Ela pensava ter a visão embaçada por causa da idade, mas jamais pelo acúmulo das lentes.

Quais os cuidados que se deve ter ao usar lentes

Ao usar lentes, deve-se ter uma série de cuidados, já que o olho é uma parte muito sensível do corpo. Dessa forma, veja quais as precauções que se deve tomar ao escolher usá-las.

  • Consultar um oftalmologista;
  • Escolher o tipo que se adeque ao seu problema de visão;
  • Manuseá-la com atenção e com as mãos limpas;
  • Manter a higiene das lentes;
  • Usar solução própria para o tipo que você usa.

Lentes perdidas no olho: um sinal de alerta

A matéria da paciente com lentes perdidas no olho acendeu um sinal de alerta para médicos e usuários delas. Pois, apesar da grande procura por esse objeto, muitas pessoas ainda não sabem como utilizá-la corretamente.

É muito importante a atuação do oftalmologista quanto a isso, já que cabe a ele orientar a forma correta de cuidados com os olhos. Portanto, fica evidente o quanto é essencial o hábito de ir até o consultório deste especialista.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *