lápis de olho

Confira os cuidados e riscos ao usar lápis de olho

O lápis de olho é um dos itens de maquiagem mais populares. Isso porque eles dão um destaque enorme na região ocular. Então, hoje no mercado você encontra diversas variações deste produto.

O problema é que muitas pessoas não sabem que ele pode apresentar alguns riscos. Eles podem ir dos mais simples aos mais complexos. Portanto, é importante ter cuidado ao manusear esse item.

Nos próximos tópicos, você vai acompanhar alguns desses perigos. Veja ainda, o que é possível fazer para evitá-los. Perceba que são ações simples, mesmo assim, são de neutralizar a maioria dos riscos.

1- Contaminação

O primeiro perigo dessa lista é a contaminação. O lápis de olho pode conter agentes e partículas estranhas. Portanto, a melhor forma de evitar isso é tomar cuidado no armazenamento.

Reserve um espaço para guardar esse item e toda a sua maquiagem. Logo, você consegue se livrar de doenças como conjuntivite bacteriana.

2- Lápis de olho e machucados na região oscular

É necessário ter muita atenção na hora de aplicar esse instrumento. Isso principalmente quando se fala de pessoas inexperientes. Afinal, lembre-se que ele tem uma ponta. Sendo assim, você até perfurar o olho.

3- Compartilhamento

Muitas pessoas têm o costume de compartilhar maquiagem. O lápis de olho não escapa disso. No entanto, as consequências dessa atitude podem ser perigosas. Você pode adquirir uma série de doenças.

Essas últimas podem afetar a retina e toda a região ocular. Dessa forma, a recomendação é nunca dividir esses itens com ninguém. É a melhor maneira de se proteger e cuidar da sua saúde.

4- Lápis de olho e blefarite

É comum aplicar esse instrumento perto dos cílios inferiores. A questão é que isso, quando mal utilizado, pode trazer problemas. Um deles é conhecido como blefarite. Ele é definido como uma inflamação nas pálpebras. No começo, os sintomas não chamam muita atenção.

Geralmente, se sente uma pequena irritação ocular. Além disso, é frequente sentir um incômodo e vermelhidão no local. Porém, isso pode evoluir para casquinhas e você pode até sentir dor e perder os cílios.

O problema da blefarite se dá quando ela não é tratada. Portanto, muito cuidado com o lápis de olho. Assim, você pode desenvolver doenças piores como ceratite e infecções na córnea. Por último, é possível até mesmo perder a visão.

5- Síndrome do olho seco

Ao usar essa ferramenta de maquiagem, você pode obstruir as glândulas sebáceas. Isso causa o que se chama de síndrome do olho seco. Ela se caracteriza por um problema na produção de lágrima. Então é como se a região ficasse sem lubrificação o suficiente.

6- Lápis de olho e lentes de contato

Pessoas que usam lentes devem ter o máximo de cuidado ao usar esse item. Com relação a região interna da pálpebra, o ideal é não aplicar o lápis. Isso porque há altas chances de seus resíduos serem depositados na lente.

Agora, isso não é tudo. Assim, ao se maquiar, coloque sempre as lentes antes. No entanto, a retirada delas deve ser feita antes de remover a pintura. Dessa forma, é possível evitar que esses resíduos se instalem.

Isso vale não só para o lápis de olho como para todos os outros cosméticos. Por fim, não deixe de seguir essas recomendações. Ainda, se consulte com um oftalmologista periodicamente. Com isso, você cuida da sua saúde como uma verdadeira prioridade.


Comentários