saúde ocular das crianças

Saúde ocular das crianças: saiba o que é mito e o que é verdade

A saúde ocular das crianças é um tema que gera muitas dúvidas. A verdade é que algumas histórias sobre ela são passadas pela sabedoria popular sem investigação. Então, nos questionamos se são verdadeiras ou apenas crenças.

Ao falar sobre isso é importante questionar algumas coisas. Até porque, assim como os adultos, as crianças também precisam cuidar dos olhos. Então, acompanhe e descubra quais os maiores mitos sobre eles.

Crenças sobre a saúde ocular das crianças

Muitos costumam achar que os problemas visuais só surgem com o avanço da idade. E que as crianças não precisam cuidar tanto dos olhos devido a seu bom funcionamento no início da vida. No entanto, pensar assim é um grande equívoco.

Alguns pequenos já nascem com certos problemas de vista. Os quais podem melhorar com o tempo, dependendo de quais são. E outros não possuem cura. Por outro lado, as questões sobre a saúde ocular das crianças gera algumas incertezas.

Ficar muito perto da TV prejudica a saúde ocular das crianças

Para quem tem filhos é comum se preocupar quando eles ficam com os olhos colados na TV. Tal situação é comum em acontecer com crianças. Entretanto, ela pode não ser tão prejudicial quanto parece.

Costumamos achar que essa atitude pode causar estrabismo ou outro problema. No entanto, segundo especialistas, ela não prejudica a saúde ocular das crianças. Isto porque os televisores que surgiram depois dos anos 60 não emitem radiação danosa a eles.

Os aparelhos de TV já são fabricados com os cuidados necessários para o bem estar visual infantil e adulto. Por outro lado, é bom ter cautela para não gerar nenhuma irritação ou ressecar os olhos. O que pode ocorrer quando eles ficam muito tempo sem piscar.

Lentes de contato servem apenas para adultos

As crianças também podem usar lentes de contato. No entanto, precisam ter responsabilidade para os cuidados de higiene e trocas.

Geralmente, esse uso não costuma ser obrigatório. Dessa forma, ela pode escolher os óculos, principalmente se for algo apenas estético. Por outros lado, existem algumas condições em que as lentes são recomendadas como:

  • Catarata congênita;
  • Anisometropia.

Em situações como estas, em que a criança é muito pequena, os responsáveis pela limpeza e trocas são os pais.

Usar tampão cura estrabismo

Um mito sobre a saúde ocular das crianças que possuem estrabismo. Embora muitos pensem que o uso do tampão vai curá-lo, isso não acontece. O que ele faz é corrigir a visão preguiçosa devido ao desvio ocular. Então, ele estimula o funcionamento visual.

O uso dos óculos interfere no grau

É comum pensarmos que quanto mais as crianças usarem óculos menores ficarão com seu grau visual. No entanto, não é assim que acontece. A verdade é que o uso desses acessórios serve para facilitar a visão e torná-la mais nítida.

A graduação dos olhos aumenta ou diminui independente de usá-los. No entanto, é claro que eles dão uma certa proteção a eles. Até porque o uso prolongado de alguns aparelhos interferem no grau da vista. Os quais são:

  • Tablets;
  • Celulares;
  • Notebooks;
  • Computadores.

Entortar os olhos no vento deixa a criança estrábica

Um ditado popular muito comum tanto na nossa infância quanto na das crianças nos dias atuais. Entretanto, não é verdadeiro. O que acontece no estrabismo é uma disfunção muscular dos olhos. A qual gera uma dificuldade em manter a mesma direção visual.

É necessário cuidar da saúde ocular das crianças desde cedo

A saúde ocular das crianças deve ser cuidada desde os primeiros anos de vida. Assim, dá para evitar problemas que podem surgir com o crescimento. Os quais podem se desenvolver na fase adulta, mas que podem ser evitados ou reduzidos se tratados antes.


Comentários