ensinar as crianças

Como ensinar as crianças a usarem lentes de contato

Está cada vez mais simples ensinar as crianças a usarem lentes de contato. Pois apesar de serem considerados irresponsáveis, os pequenos aprendem rápido como limpar e colocar as lentes.

Embora muitos pais tenham medo, qualquer criança aprende a usar lentes. Contanto que prestem atenção aos cuidados básicos de higiene que uma lente de contato precisa. Veja a seguir, como ensiná-las e qual a melhor forma de começar o uso da lente.

Passo a passo de como ensinar as crianças a usar lentes

Sim, crianças podem usar lentes, desde que saibam cuidar delas para preservar a própria saúde. Porém é tarefa dos pais e do oftalmologista ensiná-las a forma correta. Entenda como ensinar as crianças a usar lentes de contato:

  • Consultar o oftalmologista;
  • Ensinar as crianças a colocar e retirar as lentes;
  • Lembrar de ensiná-las a lavar as mãos antes de colocar e tirar;
  • Ensinar as crianças a limpar as lentes regularmente;
  • Ensinar a limpar o estojo;
  • É preciso ensinar as crianças a não coçar os olhos;
  • Não deixe os pequenos dormirem com as lentes.

1 – Consultar o oftalmologista

Antes de usar lentes de contato, seu filho precisa ir a um oftalmologista. Na consulta, ele irá informar o grau e qual a melhor opção de lente para a criança.

Em geral, os médicos recomendam lentes diárias para crianças. Por serem descartáveis, elas exigem menos manutenção. São ideais logo no começo, pois quando a criança ainda está se acostumando à nova rotina.

2 – Ensinar as crianças a colocar e retirar as lentes

Ensine seu filho(a) a colocar e tirar as lentes. Preste atenção se a lente foi colocada no lado certo e se as mãos estão limpas. Essa parte é muito importante, visto que pode gerar infecções. Portanto, devemos ensinar as crianças como colocar de forma segura.

Diga para a criança segurar a pálpebra e a parte de baixo do olho para não piscar. Em seguida, ela deve colocar a lente dentro do olho com o dedo. Lembre-se que a cabeça deve estar sempre para cima. Agora é só piscar e a própria lente irá achar o lugar dela.

3 – Lembrar de ensiná-las a lavar as mãos antes de colocar e tirar

Nem todas as crianças têm o hábito de lavar as mãos de forma regular. No entanto, isso é muito importante na hora colocar lentes de contato. Visto que evita irritações por poeira e sujeira nas lentes.

Ensine seu filho(a) a lavar as mãos com sabão em água corrente. Lembrando sempre de esfregar entre os dedos e limpar as unhas. Isso é necessário e precisa ser feito todas as vezes.

4 – Ensinar as crianças a limpar as lentes regularmente

Caso não esteja usando lentes diárias, é preciso ensinar as crianças a limpar as lentes. Para isso existe uma solução adequada, que retira todos os resíduos da lente. O médico irá receitar a melhor solução para cada lente e dizer qual será a rotina de limpeza.

5 – Ensinando a limpar o estojo

O estojo é o lugar mais seguro para as lentes de contato, quando elas estão fora dos olhos. Por isso limpá-los da forma certa é essencial. Então lave com a mesma solução usada nas lentes.

Depois deixe secar de forma natural, sem usar toalhas ou papel. Tenha certeza de que está tudo limpo e coloque as lentes. Faça isso, pelo menos três vezes na semana.

6 – É preciso ensinar as crianças a não coçar os olhos

Este hábito deveria ser evitado por todos. Pois, além da infecção, ele pode causar o deslocamento da retina. Embora muitas pessoas não levem tão a sério, certifique- se de ensinar as crianças a não coçar os olhos.

É importante que os pequenos consigam resistir à vontade de coçar os olhos. Em caso de coceira, recomende que fechem os olhinhos por algum tempo até passar. Porém se o sintoma persistir, procure o médico, pois pode ser algo mais sério.

7 – Não deixe os pequenos dormirem com as lentes

Esta é mais fácil, apenas não deixe seu filho(a) dormir com as lentes de contato nos olhos. Elas devem ser colocadas dentro do estojo durante a noite, para evitar problemas nas córneas. É uma dica bem simples de cumprir e ajuda muito.

É possível ensinar as crianças a usar lentes da forma certa

Não existe nenhum mistério, é possível ensinar as crianças a usarem lentes de contato. Isso depende apenas do responsável e da criança. Explique como toda a segurança é importante para continuar usando as lentes.

É provável que você se surpreenda com a inteligência do seu filho(a). As crianças são mais espertas do que acreditamos. Talvez essa jornada te ensine muito sobre os pequenos, mais do que você tem a ensiná-los. Tenha os devidos cuidados e boa sorte.


Comentários