Não gosta de óculos? Descubra tudo sobre as lentes de contato

Os óculos e as lentes de contato são acessórios que podem auxiliar na correção visual. Dessa forma, eles podem ser utilizados para essa finalidade e costumam ser amplamente funcionais.

Contudo, existem pessoas que não gostam de usar óculos e preferem uma outra alternativa para enxergar melhor. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar se as lentes são melhores do que os óculos.

Os óculos e os problemas de visão

Sem dúvida, os óculos são produtos que vem auxiliando muitas pessoas durante décadas. Desse modo, eles conseguem corrigir diversos problemas visuais que podem vir a ocorrer.

Assim, eles ajudam a melhorar a saúde ocular e trazem vários benefícios aos usuários do produto. Pois, sua graduação é voltada para a necessidade específica apresentada pelo paciente.

Entretanto, nem todas as pessoas realmente gostam de utilizar os óculos e com isso precisam de outras soluções. Com isso, surgem as lentes de contato que são extremamente práticas e funcionais.

Nesse sentido, se faz importante entender as diferenças entre os dois produtos para que as diferenças possam ser mostradas. Então, iremos falar sobre as lentes de contato e mostrar os benefícios da sua utilização.

Consulta a um oftalmologista para indicar as lentes de contato corretas

A fim de utilizar as lentes de contato para efetuar correções visuais, a pessoa deverá primeiro fazer uma consulta. Dessa maneira, o oftalmologista irá fazer alguns tipos de exames e lhe orientará sobre a lente adequada para se usar.

Assim, deve-se evitar comprar as lentes sem que haja uma recomendação de um especialista. Pois, podem haver problemas relacionados ao mau uso ou mesmo por utilizar lentes erradas.

De fato, a avaliação indicará se a pessoa poderá realmente fazer a utilização das lentes. Certas doenças oculares ou outros tipos de condições podem acabar não permitindo com que o paciente faça uso desse produto.

Então, serão realizados alguns exames, tais como:

  • Refração;
  • Avaliação completa da córnea;
  • Entre outros.

A adaptação das lentes de contato

Em parceria com um contatólogo, o oftalmologista irá ajustar corretamente as lentes de contato na pessoa. Nesse sentido, a colocação que é feita de início será feita por um desses profissionais.

Logo após um período de 20 minutos o oftalmologista irá realizar uma nova avaliação da acuidade visual do paciente. Enquanto que um exame biomicroscópico também será utilizado para verificação.

Assim, o paciente terá suas lentes retiradas e será treinado para conseguir colocar por conta própria. Além disso, será importante que ele entenda como são feitos os processos de limpeza do produto.

Posteriormente poderá ser feita uma consulta de retorno para que seja avaliado todo esse processo de adaptação.

Quais são as dificuldades iniciais ao se utilizar lentes de contato

Inicialmente podem ocorrer certas dificuldades de adaptação devido ao fato das lentes serem um corpo estranho. Desse modo, a pessoa não saberá bem como manusear e nem colocar o produto corretamente.

Assim, pode haver uma sensação de desconforto, como se tivesse algo nos olhos, entre outras complicações. Contudo, isso costuma passar depois que a pessoa se acostuma com as lentes de contato.

De fato, os olhos do usuário não poderão ficar vermelhos ou lacrimejantes e não pode apresentar problemas. Caso, isso venha a ocorrer o ideal será falar com seu oftalmologista para tirar dúvidas a respeito.

Como limpar as lentes de contato?

Em primeiro lugar a pessoa deverá lavar as suas mãos corretamente antes de manusear suas lentes de contato. Ainda mais em tempos de coronavírus, devemos sempre estar higienizando corretamente as mãos.

Vale lembrar que as unhas também precisam estar bem cortadas e limpas, pois também trazem contaminações. Além disso, seque bem as mãos antes de utilizá-las para manipular as suas lentes de contato.

As trocas das lentes também devem ser realizadas de acordo com as instruções passadas em suas embalagens. Então, as de descarte diário devem ser descartadas no final do dia e não precisam de limpeza.

Já as de uso prolongado precisam ser limpas diariamente e usando a solução adequada para essa tarefa. Ao fazer a retirada das suas lentes e com as mãos limpas friccione as mesmas de forma delicada.

E aplique um pouco da solução de limpeza para realizar a remoção de todos os resíduos e impurezas. Logo após isso coloque-as novamente no estojo e ponha as mesmas na solução específica para elas.

Alguns hábitos importantes para quem usa lentes de contato

Sem dúvida, as pessoas que utilizam lentes de contato necessitam seguir alguns hábitos adequados para melhores resultados. Então, veja alguns desses tipos de recomendações que se deve ter com o produto:

  • Lave o seu estojo: usando a solução multipropósito e secando bem o produto;
  • Faça a troca do estojo de maneira regular;
  • Nunca durma utilizando suas lentes;
  • Sempre respeite prazos e datas de validade das lentes e acessórios;
  • Somente utilize as soluções adequadas para a limpeza;
  • Nunca compartilhe o produto com outras pessoas, isso poderá gerar contaminações e doenças.

De fato, o ideal é estar com elas sempre higienizadas e seguir as recomendações do seu oftalmologista. Enquanto que as lentes de contato também possuem instruções a serem seguidas na embalagem.

Diferenças entre os óculos de grau e as lentes de contato

Atualmente os óculos de grau são produtos que podem complementar o estilo de uma pessoa. Pois, possuem armações e detalhes que deixam o acessório ainda mais bonito para ser utilizado.

Suas principais vantagens são corrigir os problemas visuais e ainda embelezar o rosto da pessoa que o utiliza. Além disso, eles costumam ser bem duráveis se forem bem cuidados pelos seus usuários.

Outro ponto positivo é que a limpeza deles é mais fácil e sua manutenção também. E ainda é possível realizar trocas das lentes dos óculos caso seu grau aumente ou se as mesmas tenham estragado.

Enquanto que as lentes de contato são um pouco diferentes dos óculos, pois são mais fáceis de adaptar. Desse modo, também conseguem corrigir os problemas de visão e tudo isso é feto de forma precisa.

Além disso, elas podem ser coloridas e deixam a íris dos olhos muito mais bonitas. Assim, deixam a pessoa ainda mais bela e ajudam a valorizar o olhar tornando o mesmo impactante.

Então, as principais diferenças são que as lentes de contato podem ser utilizadas em esportes. Enquanto que os óculos não são ideais para a prática dos mesmos, pois podem gerar acidentes.

Nesse sentido, os óculos também podem embaçar ou molhar com a chuva e prejudicar a visão. Já as lentes não tem esse problema e costumam ser bem mais práticas para os seus usuários.

Vantagens na utilização das lentes de contato

Felizmente existem muitas vantagens que as lentes de contato podem trazer aos seus usuários. Dessa maneira, vamos conhecer algumas delas:

  • Não embaçam e não molham;
  • Sem reflexões e nem distorções;
  • Não escorregam;
  • Permitem a prática de esportes;
  • São naturais;
  • Ajudam a elevar a autoestima da pessoa.

Por certo, elas também auxiliam na resolução da miopia, hipermetropia e astigmatismo, trazendo muitos benefícios aos usuários. Certamente as mesmas podem ser bem mais vantajosas em certos quesitos.

Pois, utilizam tecnologias altamente eficazes e seus materiais são voltados para uma melhor adaptação do usuário. Assim, se tornam itens indispensáveis as pessoas que necessitam de correção visual ou para fins estéticos.

Desvantagens das lentes de contato

Assim como todo tipo de produto as lentes de contato também apresentam algumas desvantagens. Então, se torna importante que os usuários conheçam quais são esses empecilhos que podem vir a ocorrer:

  • Elas podem rasgar;
  • Os olhos poderão ficar secos ou mesmo irritados;
  • Aumentam o risco de infecções;
  • Podem gerar complicações nos olhos;
  • Seus cuidados devem ser diários, incluindo a limpeza;

Entretanto, isso não tira os benefícios trazidos pelo produto, pois ele é excelente e ajuda bastante os usuários. Mas podem acontecer casos onde a pessoa tenha problemas e isso pode prejudicar seus olhos.

Assim, quando isso ocorrer o ideal é justamente buscar um oftalmologista e investigar o porquê do surgimento desses problemas.

Como fazer para escolher as lentes de contato ideal?

Primeiramente o oftalmologista deverá ser consultado para que as lentes de contato adequadas sejam adquiridas. Dessa forma, será possível definir a graduação necessária e o tipo de lente específica ao usuário.

Assim, deve-se buscar um site ou óticas que sejam altamente confiáveis e responsáveis nas entregas. Nesse sentido, temos a New Lentes que apresenta os melhores produtos, clique aqui para acessá-lo.

De fato, para realizar a melhor escolha é importante saber qual a necessidade do usuário. Pois, assim ficará muito mais fácil de encontrar um produto que seja adequado e que traga bons resultados.

Nesse sentido, o conforto e a adaptação devem ser levados em conta e o período de uso também. Vale lembrar que se essas lentes de contato forem diárias, elas não precisarão ser limpas, sendo apenas descartadas.

Enquanto que as de longa duração necessitarão de uma higienização que deverá ser realizada todos os dias.

Tipos de lentes de contato existentes

No mercado atual existem diversos tipos de lentes de contato existentes, vamos conferir algumas delas:

De fato, cada uma dessas lentes possui as suas próprias características e isso é realmente muito importante. Pois, o problema visual apresentado pode requerer uma lente adequada e o oftalmologista pode auxiliar nisso.

Portanto, as lentes de contato são ideais para as pessoas que necessitam de correções visuais ou para fins estéticos.


Comentários