Sal e açúcar fazem mal para a visão

Sal e açúcar fazem mal para a visão quando consumidos de maneira excessiva

O consumo excessivo de sal e açúcar fazem mal para a visão. Bem como, para o corpo como um todo, como aumento da pressão arterial. Então, são alimentos que devem ser consumidos de maneira moderada.

A moderação deve ser constante e diária na ingestão desses alimentos. Ou seja, os cuidados com a saúde merecem atenção sempre. Especialmente para a visão.

Como o consumo exagerado de sal e açúcar fazem mal para a visão?

Você já deve ter ouvido falar que tudo em excesso faz mal. Ainda mais, consumo exagerado de sal e açúcar. Logo, inúmeras são as evidências que altas quantidades deles são prejudiciais à saúde.

Portanto, podem provocar doenças como: 

  • Diabetes e obesidade;
  • Hipertensão e retenção de líquidos que gera inchaços;
  • Problemas renais;
  • Acidente vascular cerebral e inflamações. 

Todos os problemas citados trazem inúmeros prejuízos à saúde. Bem como, aumentam as chances de levar a pessoa a óbito. Ou seja, deve-se ficar em alerta e sempre procurar cuidados médicos.

Visão

Os olhos não ficam de fora dessa lista de problemas de saúde. Afinal, o consumo de sal e açúcar fazem mal para a visão. Assim, geram problemas visuais como:

  • Cegueira devido ao diabetes;
  • Degeneração macular devido a idade;
  • Retinopatia diabética;
  • Predisposição à catarata;
  • Cristalino pode ficar opaco;
  • Glaucoma e cegueira.

Sal e açúcar fazem mal para a visão

Todas as doenças citadas podem ser tratadas. Contudo, é essencial que busque apoio médico. Assim, pode mudar todos os seus hábitos de forma saudável e que tragam resultado.

O consumo de sal e açúcar deve ser moderado 

Quando se fala de açúcar, a Organização Mundial da Saúde recomenda consumir 100 calorias por dia. Mas, no Brasil esse consumo varia de 400 a 500 calorias. Ou seja, 4 a 5 vezes acima do recomendado.

Já o sal a Organização Mundial da Saúde recomenda no máximo 5 gramas por dia. Contudo, segundo o IBGE no Brasil o consumo diário é estimado em 12 gramas. Ou seja, mais que o dobro.

Com esses dados acende-se o sinal de alerta para diminuir o consumo desses alimentos. Portanto, deve-se sempre estar atento a tudo que ingere no dia. Afinal, o excesso de sal e açúcar fazem mal a visão e a saúde de modo geral.

Como diminuir o consumo de sal e açúcar?

A primeira coisa a ser feita é visitar um médico e nutricionista. Em seguida, fazer exames para analisar como está a saúde. Por fim, junto com o profissional estabelecer uma dieta saudável.

Uma alimentação saudável, consumo de água e exercícios físicos melhoram a qualidade de vida. Ou seja, são coisas que muitas vezes já tem-se conhecimento. Afinal, são hábitos simples que devem ser mantidos todos os dias. 

Outro fator primordial é diminuir a quantidade de sal e açúcar. Além disso, não ultrapassar o limite recomendado pela OMS. Afinal, o excesso de sal e açúcar fazem mal para a visão e saúde.

Vale ressaltar que para manter a saúde é fundamental consumir sal, açúcar e gordura. Isso porque, esses alimentos auxiliam no metabolismo de algumas funções vitais. Mas, com moderação e seguindo as dicas médicas. O equilíbrio é fundamental.


Comentários