dilatar a pupila

Saiba quem pode dilatar a pupila de maneira espontânea

Muitos mistérios rondam o ato de dilatar a pupila. Sobretudo porque ela se relaciona com as emoções humanas. Porém, caso não saiba quais ocasiões que essa expansão acontece, chegou ao artigo certo.

Nas próximas linhas você vai ver como essa região dos olhos funciona. Além disso, vai saber quem realmente consegue aumentar as pupilas.

O que é a pupila

A pupila é uma parte do olho humano que possui cor escura. Além disso, ela fica no centro da íris, a região colorida do olhar que fica mais visível a todos. Também, está atrás da principal lente dos do globo ocular que se chama córnea e na frente do cristalino.

É um orifício cuja função é regular a quantidade de luz que entra nos olhos. Logo, funciona de maneira semelhante a um diafragma da câmera de fotografia. Por isso, protege as vistas quando os dias estão muito ensolarados ao reduzir seu tamanho.

Em locais escuros, se expande para que a luz possa entrar melhor. Assim, as pessoas podem ter uma visão mais nítida. Também, vale saber que o trabalho dela é facilitado em quem usa óculos de grau.

Como dilatar a pupila

O ato de dilatar a pupila pode acontecer em muitas situações. Porém a principal, como você já viu antes, é quando se está em um local escuro. Com isso, fica mais fácil captar qualquer sinal de luz que apareça no ambiente.

 Pouco tempo depois que ocorre esse aumento da pupila, ela volta ao normal. Mas, se essa condição permanecer, pode ser sinal de algum problema no corpo. Também, quando não há resposta a estímulos de luminosidade, é algo para se ter atenção.

Você já deve ter visto em filmes que médicos usam pequenas lanternas para verificar as pupilas. Já que essa é uma região muito sensível, pode indicar problemas graves. Como derrame cerebral, uso de drogas ou só atração física mesmo.

É possível dilatar espontaneamente?

O ser humano não tem controle direto sobre suas pupilas. Já que quem as regula é o nosso cérebro de modo involuntário em situações que precisa. Então, ela aumenta e diminui conforme o ambiente que você a expõe.

Um caso sem explicação

Apesar de todas as pesquisas em volta dessa região, existem algumas exceções. Um exemplo disso, é um rapaz de 23 anos que consegue dilatar a pupila espontaneamente.

Até agora, os cientistas não entendem como isso funciona. Mas, existem algumas pessoas no mundo que conseguem essa proeza. Então, para elas, apenas pensar em um local claro ou escuro já faz as suas pupilas dilatarem.

Porque o oftalmologista precisa dilatar a pupila dos pacientes

A dilatação da pupila é algo essencial para que o oftalmologista examine o globo ocular. Porque essa atitude inibe a acomodação da região que faz com que dificulte o exame. 

O aumento da chamada “menina dos olhos” permite visualizar melhor a retina. Principalmente em pessoas que já fazem uso de lentes corretoras. Porque elas fazem com que as pupilas dilatem com mais dificuldade

Descubra quem pode dilatar a pupila

Como você já viu nas linhas anteriores, poucas pessoas no mundo conseguem tal atitude. Logo, não adianta tentar fazer porque pode ser prejudicial para sua saúde ocular. Porém, já que você se preocupa em saber sobre essa região, busque maneiras de mantê-la saudável.

Comer alimentos que fazem bem para as vistas pode melhorar a sua visão. Por isso, invista neles, principalmente caso tenha problemas oculares com uso de óculos. A exemplo da miopia, hipermetropia ou astigmatismo.


Comentários