lentes de descarte diário

Entenda como funcionam as lentes de descarte diário e quem pode usá-las

Muita gente não sabe bem como funcionam as lentes de descarte diário. Logo, podem correr o risco de usar da maneira errada e prejudicar a visão. Mas, isso pode deixar de ser um problema para você após ler este artigo.

Continue a leitura e entenda mais sobre esses corretores oculares. Além disso, descubra quem pode usá-las e como fazer isso.

Quanto tempo dura uma lente de contato

Existem diversos tipos, mas as lentes de descarte diário devem ter o uso único. E logo após isso devem ser removidas e não utilizadas novamente. Por isso, podem sair mais caras do que comprar um óculos de grau.

Elas são feitas para resistir a micróbios e bactérias apenas por um dia. Então, se você usar uma delas em um prazo maior, pode ter problemas oculares. Por isso, se optar pelo uso desse tipo de corretor ocular, siga as regras dele.

Não confunda lente de descarte diário com uso diário

Já as de uso diário, você pode utilizá-las durante o dia por um determinado tempo. Porém, é preciso tirá-las antes de dormir, porque não é permitido dormir com elas. Então, você pode trocá-las quinzenalmente ou mensalmente, a depender do que o fabricante diz.

Descartável nem sempre significa uso único

Mesmo que você tenha lentes de uso diário, é importante saber que elas são chamadas de descartáveis. Embora, o termo correto que os oftalmologistas usam é lentes de troca programada.

Quem pode usar lentes de descarte diário?

Qualquer pessoa que atenda aos requisitos dos fabricantes pode usá-las. Além disso, o oftalmologista precisa aprovar também o uso. Por isso, muitas vezes alguns passam exames para saber se o seu olho suporta as lentes.

Abaixo você vai ver o que é necessário para usar lentes de descarte diário. Apesar dessas indicações, um profissional pode te dizer melhor se você pode usar ou não.

  • Ter boa lubrificação dos olhos com a própria lágrima;
  • A curvatura ocular não pode ser muito acentuada;
  • Não pode ter íris sensível;
  • Pessoas com pouco grau de miopia ou hipermetropia não podem usar.

Cuidados com uma lente de descarte diário

Os cuidados para todo tipo de lente de contato são os mesmos. E normalmente o fabricante é quem indica como usá-las corretamente. Mas, abaixo você vai ver um passo a passo de como fazer o uso de forma consciente.

  • Antes de colocar os corretores visuais de descarte diário, lave as mãos;
  • Esteja sempre com as unhas cortadas para não acumular bactérias;
  • Use a solução específica para lentes;
  • Tenha e mantenha limpo o estojo para esse material;
  • Nunca durma com lentes de contato que devem ser descartadas diariamente.

É o único meio de corrigir o grau?

Existem outras maneiras de corrigir o grau das vistas, uma vez que as lentes não são as únicas. Então, você pode usar também os óculos corretores ou mesmo fazer a cirurgia refrativa. Mas, para saber mais sobre cada um, você deve consultar um oftalmologista.

As lentes de descarte diário são mais práticas

Caso o seu médico aprove, essa opção de correção pode ser muito útil. Por causa da praticidade que oferece em relação ao óculo, o mais comum. Pois, você não precisa limpá-las o tempo inteiro como a armação.

Saiba mais sobre as lentes de descarte diário

Mesmo que você tenha visto tudo o que precisa saber neste artigo, não compre por conta própria. Porque apenas um especialista pode te indicar a melhor lente para o seu caso. Por isso, se você sente a necessidade de usar lentes, faça uma consulta antes.


Comentários