Pós Covid-19 e os Olhos

Saiba a relação entre o Pós Covid-19 e os Olhos e quais os cuidados necessários

A combinação do Pós Covid-19 e os olhos exige cuidados com a saúde da região, para evitar sequelas. Afinal, pacientes vítimas do Coronavírus desenvolvem inflamação no sistema vascular, que pode gerar problemas na visão. Veja o que fazer nesses casos.

O que acontece no Pós Covid-19 e os olhos

Estudiosos como o oftalmologista Jonathan Lake, do grupo de pesquisas visuais Opty, constataram um grande número de distúrbios desenvolvidos no aparelho ocular, após a infecção por Covid-19.

A princípio, acredita-se que a causa dessas sequelas seja ligada às inflamações vasculares que ocorrem nos quadros graves do Coronavírus. Nesse sentido, os olhos são órgãos que dependem do funcionamento saudável dos vasos sanguíneos para formar a visão.

Os pacientes que têm os olhos afetados pelo vírus, devem iniciar terapias de recuperação assim que possível.

Sequelas causadas pelo Covid-19

Existem muitos riscos com relação ao pós Covid-19 e à saúde ocular. Por isso, fique por dentro dos dados que revelam as sequelas causadas pelo vírus.

Lesões na retina

Um estudo publicado pela Universidade Federal de São Paulo, na revista científica The Lancet, mostrou que o pós Covid-19 e os olhos possuem uma relação problemática. 

Dessa forma, pacientes com a região lesionada foram examinados, devido aos sintomas de:

  • Ressecamento nos olhos;
  • Inflamação na córnea.

Nesse sentido, o agente infeccioso do vírus, atinge a integridade do órgão, de forma que até as íris podem ser prejudicadas. Esse tipo de trauma é muito grave para a retina e pode resultar na perda visual. Então, é preciso iniciar um tratamento para recuperar a saúde.

Fungos nos olhos pós Covid-19

Mucormicose ou fungo negro, é o nome de uma infecção ocular que tem assolado os brasileiros no período pós Covid-19. Assim, muitos pacientes foram infectados pela doença após duas semanas de recuperação completa.

A suspeita é de que os esteróides usados no tratamento do vírus, podem ter diminuído a imunidade das pessoas e aumentado o fluxo de açúcar sanguíneo. Aliás, os sintomas desse tipo de complicação incluem:

  • Nariz entupido e sangramento nasal;
  • Inchaço e incômodo nos olhos;
  • Pálpebras caídas e perda da visão;
  • Manchas pretas na face.

O tratamento consiste em injeções nas veias dos pacientes. O problema grave necessita de tratamento rápido. Caso contrário, a solução torna-se uma cirurgia para remover o olho afetado pelo fungo, antes que ele alcance o cérebro.

Glicemia, pós Covid-19 e os olhos

Devido ao aumento da quantidade de açúcar no sangue, os pacientes diabéticos sofrem o risco maior de desenvolver sequelas pós Covid-19 nos olhos. Além das altas taxas de glicemia durante a infecção, a formação de trombos é ainda maior.

A retinopatia diabética que já afeta o paciente, pode alcançar níveis piores. A doença ataca os vasos sanguíneos da retina, mas não manifesta sintomas no início. Por isso, é crucial ter um oftalmologista no tratamento desses casos.

Cuidados para o pós Covid-19 e os olhos

Assim que sentir os sintomas no pós Covid-19 e os olhos, o mais indicada é procurar por um oftalmologista e realizar um check-up da região ocular.  Então, você pode descobrir o diagnóstico e iniciar um tratamento adequado e de forma rápida. Com isso, aumentando as chances de cura.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *