Olhos claros são mais sensíveis à luz

Entenda se olhos claros são mais sensíveis à luz e como protegê-los

Saber se os olhos claros são mais sensíveis à luz é algo muito importante. Bem como, é uma dúvida que persiste na mente de quem tem os olhos claros. Afinal, saber se há maior sensibilidade é fundamental à saúde ocular.

Independente da cor dos olhos, os cuidados com a exposição à luz devem ser tomados. Ou seja, utilizar óculos escuros e evitar o sol fora do horário recomendado torna-se essencial. Assim, evita-se, também, problemas na pele devido aos raios ultravioletas.

Olhos claros são mais sensíveis a luz ou é mito?

A explicação para essa questão está na quantidade de melanina presente nos olhos. Logo, que pessoas com olhos claros apresentam menor quantidade. Assim, com uma menor pigmentação a coloração dos olhos ficam em tons mais claros.

Com menor quantidade de melanina, pessoas com olhos claros são mais sensíveis à luz. Então, os olhos irão absorver menor quantidade de luz solar. Ou seja, essa característica leva a desconforto visual e sensibilidade.

Outro fator que contribui para essa sensibilidade são idade e fatores genéticos. Bem como, a falta de cuidado com os olhos quando expostos ao sol. Logo, é fundamental os cuidados de proteção e idas ao oftalmologista regularmente.

Há controvérsias

Alguns especialistas indicam que a cor dos olhos não tem relação com sensibilidade à luz. Em outras palavras, essa sensibilidade estaria relacionada a algum tipo de alteração ocular. Além disso, essa alteração ocular seria devido a fatores hereditários.

Quando há dúvidas o primeiro passo é buscar auxílio médico especializado. Ou seja, procurar o oftalmologista para sanar toda e qualquer dúvida. Em seguida, fazer check-up, principalmente se os olhos claros são mais sensíveis à luz.

Sensibilidade a luz ou fotofobia

A sensibilidade à luz, também chamada de fotofobia. Então, ocorre devido a um incômodo gerado quando há exposição à luz. Porém, ocorre em situações específicas ou devido a alguma alteração ocular. Por exemplo:

  • Distrofia dos cones: alteração ocular hereditária nas células que reconhecem as cores;
  • Enxaqueca: sensibilidade momentânea devido a dores de cabeça;
  • Doenças na córnea ou membrana conjuntiva: sensibilidade à luz pode ser um sintoma;
  • Astigmatismo: a falta de cuidados com alterações oculares pode gerar sensibilidade.

Os olhos claros são mais sensíveis a luz, porém outros fatores contribuem também. Assim, fica evidente que os cuidados com os olhos devem acontecer independente da cor. Mas, na presença de qualquer alteração ocular, os cuidados devem ser redobrados.

Foto: Cuidados com os olhos claros e escuros devem sempre acontecer quando expostos a luz solar.

Saúde ocular é sinônimo de cuidado de proteção

A melhor proteção para os olhos contra a luz solar é com óculos escuros. Ou seja, um item encontrado em diferentes cores, formas e armações. Porém, a proteção contra raios ultravioletas deve estar presente na constituição do produto.

Outra maneira de cuidar da saúde ocular é manter os cuidados básicos com a visão. Por exemplo:

  • Utilizar óculos ou lentes quando necessários para correção visual;
  • Evitar coçar os olhos;
  • Não manipular lentes com as mãos sujas;
  • Fazer exames/testes para avaliação do grau;
  • Não expor-se ao sol por longos períodos fora dos horários recomendados;
  • Evitar ficar olhando diretamente para o sol;
  • Opte sempre por produtos que sejam certificados e de qualidade;
  • Faça visitas regulares ao oftalmologista.

Todos os olhos e visão merecem cuidados e atenção. Logo, os olhos claros são mais sensíveis à luz e precisam de cuidados em dobro. Afinal, quando se cuida precocemente da visão é possível evitar problemas futuros.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *