Dicas para quem usa muita tela

Dicas para quem usa muita tela: veja como cuidar dos seus olhos!

Caso você utilize muito o computador ou celular, é bom se atentar para algumas dicas para quem usa muito tela. Dessa forma, fica mais fácil cuidar da sua visão. Confira quais são elas e como deixar os seus olhos seguros.

Uso de celulares e computadores

Atualmente, as pessoas passam horas e horas na frente dos monitores, seja para trabalhar, estudar ou se divertir. Isto porque, a tecnologia hoje se tornou uma extensão da vida de todos. Ou seja, ela está presente a todo momento e é peça fundamental.

É quase impossível alguém se abster dos aparelhos eletrônicos e deixar de usá-los em algum momento do seu dia. Eles se tornaram tão necessários e úteis que todo mundo, mesmo sem querer, os usam.

Diante desta enxurrada de eletrônicos, o que resta, então, é procurar uma maneira de diminuir o seu impacto nas vistas. Pois, esta super exposição pode acarretar problemas sérios a longo prazo.

Dicas para quem usa muita tela

Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença para diminuir os futuros danos que a alta exposição aos monitores podem causar. Portanto, se atente para as sete dicas para quem usa muita tela a seguir.

Foto: Usar telas por muito tempo prejudica as vistas.

1 – Tela do computador deve estar na altura dos olhos

O grande problema das telas é que elas forçam demais as vistas, devido ao seu brilho. Pensando nisso, o primeiro cuidado é adequar a tela do monitor à sua visão, deixando na altura dos olhos. Assim, não é preciso levantar ou abaixar a cabeça.

Isso é importante pois se o computador estiver muito acima, por exemplo, você força mais a musculatura do olho, deixando o olho ressecado. Ainda mais se o mesmo for usado por muito tempo.

2 – Deixe o computador na distância correta dos seus olhos

A distância entre os seus olhos e a tela do aparelho é fundamental para evitar problemas de visão. Isso porque, a luminosidade da tela causa desconfortos à vista. Dessa forma, coloque o computador a uma distância de 50 a 60 centímetros do seu rosto.

Quando ele fica muito próximo, vai prejudicar muito. Porque, o brilho fará com que entre muita luz aos olhos. Porém, ao ficar muito longe, também irá forçar demais e poderá causar muitos problemas nos olhos.

3 – Dicas para quem usa muita tela: Faça pausas sempre que possível

Outra dica para quem usa muito as telas é fazer pausas durante o dia a dia. Em uma rotina longa de trabalho em frente ao computador, você precisa reservar intervalos para descansar a sua visão. Por isso, faça pequenas pausas a cada uma ou duas horas.

Aproveite para levantar, ir ao banheiro e fazer um lanche. Ou até mesmo tirar alguma dúvida com o seu chefe. Ou seja, qualquer coisa que sirva para tirar os olhos de frente do computador por um momento.

4 – Cuidado com o ar-condicionado

O ar-condicionado e o ventilador desidratam os olhos e deixam-os mais vulneráveis a qualquer problema ocular. Por isso, tenha muito cuidado com esses dois, que são uma maravilha no calor. Mas, aumentam o ressecamento dos olhos.

Quem usa lentes de contato deve ter atenção redobrada, já que as lentes naturalmente deixam os olhos mais secos. No entanto, isto não quer dizer que você não deva usá-lo. A dica aqui é evitar que o ar esteja direcionado para você.

Foto: O uso prolongado do computador deixa as vistas cansadas.

5 – Dicas para quem usa muita tela: Coloque o brilho da tela no automático

A luz das telas é uma das principais causas dos problemas de vista no trabalho. Então, é aí que você deve ter atenção redobrada. Por isso, configure o brilho da tela do seu computador e do seu celular no automático.

Com isso, o brilho irá se regular de forma automática, de acordo com a luminosidade do seu ambiente de trabalho. Assim, o desconforto nos seus olhos irá diminuir, assim como os futuros danos causados pelas telas.

6 – Corrija o tamanho das fontes e o zoom

Forçar a visão para ler irá prejudicar ainda mais as suas vistas. Então, mais uma dica para quem usa muita tela é corrigir o tamanho das fontes dos textos, deixando-as um pouco maiores. Bem como, aumentar o zoom sempre que necessário, para ver melhor as páginas.

7 – Dicas para quem usa muita tela: Use óculos com proteção UV

A luz ultravioleta, conhecida como luz azul, também é emitida pela tela dos computadores e é prejudicial à visão. Por isso, existem óculos e lentes que protegem a visão contra estes raios.

Certifique-se, então, de que a tecnologia de proteção contra esse tipo de luz esteja presente nas lentes dos seus óculos de grau ou na sua lente de contato. Conhecida como proteção UV, ela ajuda bastante a proteger as vistas.

Problemas causados pelas telas

Os danos causados pelas telas não aparecem na hora, mas podem causar doenças a longo prazo. Por isso, a prevenção e os cuidados são essenciais para evitá-las. Entre as patologias que a luz dos monitores provocam, estão:

  • Catarata;
  • Vista cansada;
  • Olhos secos ou vermelhos;
  • Perda da visão gradativa;
  • Irritação ocular;
  • Presbiopia;
  • Visão dupla e perda de foco.

A causa desses problemas, como já foi falado, é a exposição às telas por longo prazo. Entretanto, para ser mais específico, isto se deve a radiação da luz azul dos computadores, que afeta diretamente as células da retina e a musculatura ocular.

Outro problema recorrente é o ressecamento dos olhos. Neste caso, quando se está à frente do monitor, é comum que se pisque menos, o que deixa o olho mais seco.

Previna-se com as dicas para quem usa muita tela

A longa exposição aos monitores e celulares podem causar problemas às vistas a longo prazo. Portanto, as dicas para quem usa muita tela devem ser seguidas no dia a dia. Assim, se evitam doenças oculares no futuro.

Caso você faça uso das telas por muito tempo no seu dia, as dicas irão diminuir os impactos negativos da luz azul presente nos eletrônicos. Então, lembre-se sempre que prevenir é o melhor remédio e atente-se para manter os seus olhos saudáveis a todo momento.


Comentários