Covid-19 e Conjuntivite

Qual a relação entre Covid-19 e Conjuntivite?

Pode não parecer, mas a Covid-19 e conjuntivite podem ter uma relação bem específica. É que a segunda, apesar de rara, pode se apresentar como um sintoma da primeira. Saiba como identificar estes casos e quais cuidados são necessários.

Qual a relação entre Covid-19 e Conjuntivite?

A Covid-19 e Conjuntivite são doenças infecciosas que podem ter algum tipo de relação. Isso porque, o vírus SARS-COV-2, responsável pela pandemia, também pode entrar em contato com a superfície ocular e provocar a inflamação da conjuntiva.

Vale ressaltar, no entanto, que não se pode limitar os sintomas da Covid-19 a apenas a conjuntivite. Porque, há muitos outros sinais que devem ser analisados em conjunto. Além disso, somente o teste é capaz de identificar a doença com certeza.

Quando procurar ajuda médica?

Em tempos de pandemia, a recomendação principal é ficar em casa para prevenir o contágio de Covid-19. Entretanto, em caso de sintomas dela, deve-se procurar por um médico, sempre com os devidos cuidados.

Quando se está apenas com sintomas de Conjuntivite, porém, e se estes forem leves, recomenda-se ficar em casa. Bem como, se manter bem hidratado e evitar a exposição ao sol, já que este pode piorar os sintomas da doença.

Outro fator importante também para prevenir o contágio é usar lentes de contato com filtro UV ao se expor por muito tempo ao sol. Além disso, não se esqueça de usar óculos de sol com proteção UVA e UVB.

Foto: Procure um médico caso esteja com sintomas de Covid-19.

Casos de Covid-19 e Conjuntivite

O Portal Pebmed relatou um caso que chamou a atenção, de interação entre Covid-19 e Conjuntivite. Trata-se de uma paciente de 29 anos, do Canadá. Ela chegou de uma viagem das Filipinas e procurou um oftalmologista por estar com conjuntivite.

Após dias, os sintomas pioraram e ela retornou com dor e irritação ocular e piora da visão. Como o quadro não apresentava melhoras, foi feito o teste de RT-PCR e a paciente foi diagnosticada com Covid-19.

Transmissão de Covid-19 e Conjuntivite

A transmissão da conjuntivite, assim como da Covid-19, ocorre durante a manifestação dos sintomas e principalmente pelo contato. Portanto, as pessoas que apresentam sintomas precisam ter cuidado e responsabilidade para com o próximo, evitando sua disseminação.

Como prevenir?

O indicado, nesses casos, é o distanciamento social e o isolamento, para aqueles que já têm o quadro da doença confirmado. No caso da Covid-19, o uso de máscaras se tornou obrigatório como forma de conter o contágio pela saliva e tosse.

Veja a seguir algumas medidas importantes para prevenir a contaminação por Covid-19 e Conjuntivite:

  • Lave as mãos com frequência;
  • Evite levar as mãos ao rosto, em principal aos olhos, boca e nariz;
  • Não compartilhe objetos pessoais;
  • Use máscaras sempre ao sair de casa e em ambientes fechados;
  • Faça uso de álcool em gel 70;
  • Evite aglomerações;
  • Manter o distanciamento social;
  • Ao apresentar algum sintoma dessas doenças, fique em isolamento social e não tenha contato físico com outras pessoas.

Em tempos de pandemia, os cuidados devem ser redobrados. Então, ao tossir ou espirrar, cubra a boca com o antebraço e higienize as mãos com frequência. Além disso, evite o contato muito próximo com outras pessoas.

No inverno, por exemplo, as chances de contrair doenças, como gripes, resfriados comuns e até mesmo Covid-19 e Conjuntivite aumentam. Isso porque, nesse período, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados e mais próximas umas das outras.

Foto: É importante usar máscaras para se proteger contra a Covid-19.

O que é conjuntivite?

A conjuntivite é um processo inflamatório da conjuntiva, que é uma membrana transparente que reveste a área branca dos olhos. Essa manifestação pode ser causada por diversos agentes, como vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Os vírus, portanto, são os principais causadores de conjuntivite infecciosa. Logo, apesar de não serem consideradas uma doença grave, elas são altamente contagiosas. Além disso, ela pode ocorrer quando um produto químico entra no olho e provoca queimadura.

Como identificar uma conjuntivite viral?

A conjuntivite causada por vírus, em geral, apresenta também um quadro respiratório recente, com tosse e coriza. Por isso, sempre é bom relatar ao médico se houve ou não a presença desses sintomas para identificar se trata-se de uma infecção viral.

Sintomas da Conjuntivite

Os sintomas de conjuntivite, em geral, são:

  • Dor nos olhos;
  • Vermelhidão;
  • Ressecamento;
  • Ardência;
  • Secreção;
  • Inchaço nas pálpebras;
  • Secura;
  • Embaçamento da visão;
  • Sensibilidade à luz.

Covid-19

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo Coronavírus, que se instaurou no mundo inteiro e vem causando mortes desde 2019. No entanto, ainda se sabe pouco sobre ela, por ser uma patologia recente e que ainda precisa de muitos estudos sobre ela.

Sintomas da Covid-19

Os sintomas da Covid-19 podem variar de pessoa para pessoa. Mas, tem alguns sinais que são comuns e considerados como indicadores da doença. Entretanto, há outros que são mais raros de aparecer. Veja, então, quais são os mais comuns:

  • Febre e perda de paladar;
  • Tosse e cansaço.

Sintomas menos comuns:

  • Dor de cabeça e conjuntivite;
  • Diarréia e dor de garganta;
  • Dor no corpo e irritações na pele.

Há ainda alguns sinais que mostram que a pessoa está com a forma mais grave da doença. Portanto, nesses casos, é preciso procurar ajuda médica o quanto antes. Então, confira quais são eles:

  • Dor no peito;
  • Perda da fala, mobilidade ou confusão;
  • Dificuldade para respirar.

Cuidados com os olhos em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia, os cuidados devem ser redobrados para evitar o contágio da doença. Logo, com os olhos também se deve ter muita atenção. Portanto, evite levar a mão, seja para coçar ou limpar e não compartilhe seus objetos pessoais.

Mantenha as mãos higienizadas com água e sabão ou álcool em gel. Além disso, limpe bem as lentes de contato antes de colocá-las nos olhos. Aliás, evitar aglomerações também é uma forma de diminuir a disseminação da Covid-19 e outras doenças infecciosas.

Covid-19 e Conjuntivite: cuidado redobrado com a visão

A principal forma de não se contaminar com Covid-19 e Conjuntivite é utilizar as medidas de prevenção à doença. Portanto, se atente para as dicas de cuidado e não deixe de higienizar as suas mãos e materiais pessoais que entram em contato com os olhos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *