principais causas da perda de visão

Quais são as principais causas da perda de visão e como prevenir?

Para uma boa prevenção, é preciso saber as principais causas da perda de visão. Assim, você pode manter sua saúde ocular e, ainda, caso houver um problema, ir ao médico antes que seja tarde. Por isso, saiba como acontece e quais as razões.

Quais são as principais causas da perda de visão?

Existem 5 doenças oculares que ganham destaque quando o assunto é perda de visão. Mas, mesmo sendo as mais conhecidas, poucas pessoas sabem como prevenir. Então, preste muita atenção nelas e comece desde já a cuidar dos seus olhos.

Catarata é uma das principais causas da perda de visão

A catarata com certeza é uma das doenças oculares mais conhecidas. Afinal, o mais provável é que todos tenham pelo menos um familiar que já teve o problema. Ou seja, é uma das principais causas da perda de visão.

Ela acontece quando o cristalino do olho envelhece e a visão fica embaçada. Além disso, a região fica mais sensível à luz. O que muitos não sabem, porém, é que pode acontecer tanto na velhice como logo ao nascer.

Como a doença acontece?

Há muitos fatores que fazem a catarata aparecer, mas ela é reversível por meio de cirurgia. Ou seja, não há muito com o que se preocupar. Porém, algumas das situações que podem fazer a doença surgir são:

  • Bater a cabeça ou o olho;
  • Remédios para corticoide;
  • Infecção ocular;
  • Por ter uma idade avançada.
Vídeo: Entenda o que é catarata

Principais causas da perda de visão: descolamento da retina

Ao contrário da catarata, o descolamento da retina pode ser grave. Isso porque ele pode causar cegueira sem possibilidade de cirurgia. Apesar disso, a maioria dos casos podem, sim, ser corrigidos com a operação, mas é preciso procurar ajuda o mais rápido possível.

Essa doença ocular é quando a retina não está no lugar certo. Além disso, é uma das principais causas da perda de visão e pode acontecer em qualquer idade. Mas, é claro, também há como evitá-la.

Como identificar o descolamento da retina?

A doença costuma acontecer em pessoas com mais de 50 anos. Porém, também pode aparecer caso a pessoa receba uma pancada bem forte na cabeça. No fim, é muito importante procurar por um médico se você perceber:

  • Visão embaçada;
  • Manchas pequenas na visão;
  • Desconforto no olho;
  • Flashes de luz que surgem do nada.

O glaucoma é uma das principais causas da perda de visão?

Mais uma das principais causas da perda de visão que é muito conhecida. Nesse caso, o glaucoma pode ser crônico e é quando as células do nervo óptico morrem. Ainda mais, é uma doença ocular que ocorre aos poucos.

Esse problema não tem cura, mas há formas de evitar. Por isso, é muito importante manter seus exames em dia. Quanto mais cedo descobrir a doença, mais fácil será o tratamento e a perda de visão não vai ser tão grave.

Quais os sintomas do glaucoma?

O principal é prestar atenção caso haja alguém na família com glaucoma. Mas, a doença é silenciosa e pode não chamar muita atenção nos primeiros estágios. Então, marque uma consulta ao médico caso sentir:

  • Vômitos ou náusea;
  • O campo de visão diminuir;
  • Forte dor de cabeça;
  • Visão embaçada ou turva;
  • Dor ocular.
Foto: O glaucoma é uma das principais causas da perda de visão no mundo

Degeneração macular

Essa doença é quando há um desgaste e uma lesão na retina, e por isso também é chamada de degeneração da retina. Nesse caso, surge uma área escura no centro da visão e é difícil enxergar objetos com nitidez.

Quais são os sintomas da doença?

Mais uma das principais causas da perda de visão que podem surgir por histórico familiar. Ou seja, se há alguém com a doença na família, é mais do que indicado manter uma rotina de exames oculares. Além disso, também tenha cuidado caso:

  • Tenha mais de 50 anos;
  • Fica exposto por muito tempo à luz ultravioleta;
  • Tenha alguma deficiência nutricional;
  • Sofre com hipertensão.

Retinopatia diabética é uma das principais causas da perda de visão?

A retinopatia diabética, como o próprio nome já diz, é mais comum em quem tem diabetes do tipo 1. Geralmente acontece em quem não tem um bom controle da doença. Mas, pode ocorrer em qualquer pessoa que tenha excesso de açúcar no sangue.

Isso acontece porque esse excesso causa lesões na retina e vasos de sangue na região ocular. No fim, dando lugar a uma das principais causas da perda de visão. Além disso, é classificada de acordo com a lesão, sendo a mais grave a retinopatia diabética proliferativa.

Quais são os sintomas e como evitar?

Por estar ligada ao açúcar no sangue, o essencial é fazer controle da glicemia. Ainda mais, caso tenha diabetes, é importante fazer exames oculares todo ano. Por fim, os seus sintomas são:

  • Manchas escuras na visão;
  • Vista embaçada;
  • Perda gradual da visão.
Vídeo: Sintomas e tratamentos da Retinopatia Diabética

Como evitar as principais causas da perda de visão?

Sem dúvidas, o mais importante para prevenir as principais causas da perda de visão é ir ao oftalmo. Ele identifica as doenças que estão em estágios iniciais e o tratamento será feito logo no começo. Além disso, pode indicar as melhores formas de cuidar da saúde ocular.

O recomendado é ir ao médico, pelo menos, uma vez por ano. Mas, caso tenha alguma doença ocular ou histórico na família, as visitas podem ser uma vez a cada 6 meses. Ainda mais, mesmo que não tenha nenhum sintoma, você deve pelo menos fazer um check up.

Hábitos alimentares valem muito

Manter sua saúde ocular também quer dizer manter hábitos alimentares saudáveis. Para isso, você pode procurar por um nutricionista, que pode indicar como fazer boas refeições.

Outros cuidados para uma visão forte incluem evitar fumar e usar óculos escuros. Mesmo em dias em que não há tanto sol, é importante sair com as peças nos olhos. Afinal, os raios UV podem acabar prejudicando a visão a longo prazo.

Foto: Para evitar as principais causas da perda de visão, é essencial fazer exames de rotina com um oftalmologista

Dê atenção a sua saúde ocular

A região dos olhos não costuma receber destaque ao falar de saúde. No fim, muitas pessoas associam apenas problemas como miopia ou astigmatismo. Mas, é importante que todos deem atenção à saúde ocular.

Mantenha seus exames em dia, mesmo que não haja nenhum sintoma. Assim, vai ser mais fácil fazer um tratamento caso aconteça algo. Além disso, é uma das principais formas de evitar as principais causas da perda de visão.

Perguntas frequentes

Quais são os primeiros sintomas de perda de visão?

Os sintomas vão depender de qual é a causa da perda de visão. Mas, alguns dos mais comuns são sensibilidade à luz, olhos vermelhos e doloridos, lacrimejar em excesso.

Qual é a principal causa de cegueira no mundo?

Mesmo que a catarata seja a doença mais conhecida, o glaucoma é o que causa mais cegueira no mundo. Por isso, não esqueça de manter seus exames médicos em dia.

É possível restaurar a visão?

Isso vai depender do que causou a perda de visão. Alguns casos são reversíveis, como a catarata, e outros não tem volta. Para saber o seu caso, apenas um médico pode avaliar.


Comentários