curiosidades sobre os olhos home olhos abertos

Curiosidades sobre os olhos que você precisa saber

Os olhos são órgãos surpreendentes. Eles são nossas janelas para o mundo e, por isso, é através deles que enxergamos e capturamos os bons momentos para guardá-los como lembranças e recordações. Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre os olhos que você vai adorar saber.

Mas antes de listá-las, é importante ressaltar o quanto esse órgão é importante e ao mesmo tempo delicado e por isso, todo cuidado é pouco.

9 curiosidades sobre os olhos

1 – Os músculos dos olhos são os mais ativos do corpo humano

Os músculos ligados aos nossos olhos continuam se movimentando mesmo enquanto estamos dormindo. Esse fenômeno é conhecido como REM – rapid eye movement –  e é uma ação natural do nosso corpo.

2 – O uso do óculos de grau

Em média, 95% da população mundial precisa ou precisará usar óculos de grau, principalmente após os 40 anos, idade em que a presbiopia começa a se desenvolver. 

A presbiopia, também conhecida como vista cansada, é um erro refrativo que, como já dito, acomete pessoas após os 40 anos e faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ela é caracterizada pela dificuldade de focar e enxergar objetos ou palavras menores.

3 – As pupilas dilatam quando olhamos para quem amamos

Eu sei que essa afirmação parece um clichê romântico, mas é a mais pura verdade. Nossas pupilas aumentam até 45% quando olhamos para a pessoa por quem estamos apaixonados.

4 – Todo mundo nasce daltônico

Essa é uma dúvida que muita gente tem, mas também é verdade. Quando nascemos temos pouca capacidade de distinguir as cores, mas conforme vamos crescendo a visão vai se desenvolvendo e passamos a enxergar da forma como enxergamos hoje.

5 – Algumas pessoas nascem com um olho de cada cor

Essa é uma anomalia que se chama heterocromia e é causada por uma alteração genética. Ela pode, ou não, ser associada a alguma outra doença, mas em geral é benigna e, por tanto, não requer nenhum tratamento.

A heterocromia pode acontecer também, em apenas um olho. Nesses casos, o olho acometido tem mais de uma cor.

6 – Cada íris é única

Assim como nossa impressão digital, nossa íris é única. Porém, enquanto as impressões digitais têm 40 características únicas, as íris têm 256. Por isso, muitos serviços usam a identificação por íris e não por digital.

7 – Excelente capacidade de regeneração

Os olhos se regeneram facilmente. No caso de uma lesão na córnea, por exemplo, se todos os cuidados devidos forem tomados, leva até 48 horas para a recuperação.

Isso acontece, porque nossa córnea é formada por colágeno, que tem como principal característica a elasticidade. 

Além disso, o epitélio da córnea se renova a cada 7 a 10 dias. Ou seja, as camadas se regeneram automaticamente.

8 – O efeito dos raios UV nos olhos

Essa é uma das curiosidades sobre os olhos mais conhecidas e, infelizmente, muita gente acha que é um mito. Mas a verdade é que sim, os raios UV emitidos pelo sol, podem prejudicar sua saúde ocular. 

Esses raios penetram na superfície dos olhos, prejudicando a estrutura e causando danos sérios à visão. E para prevenir isso e proteger sua saúde ocular, a melhor forma é usando óculos de sol. Eles protegerão seus olhos e, ao mesmo tempo, dão mais estilo e personalidade ao seu look. É um acessório 2 em 1. Incrível, né?

9 – O tamanho e o peso dos olhos

Cada olho humano pesa, em média, 28 gramas e tem, aproximadamente, 2,5 centímetros de diâmetro.

10 – A composição das lágrimas

Além de água, as lágrimas também são compostas por sais minerais, gorduras e muco. É por conta dessa composição que as elas evaporam facilmente.

Consulte regularmente o oftalmologista

Saindo um pouco das curiosidades sobre os olhos e indo para um recomendação, assim como seu corpo precisa de um check up anual, com sua saúde ocular é a mesma coisa. Para que seus olhos permaneçam sempre saudáveis é importante que você cuide deles e um dos principais pontos para isso, é a consulta ao oftalmologista.

O médico aplicará testes e conseguirá identificar se você tem algum problema ou se sua saúde ocular está em dia. 


Comentários