mulher olhando para cima

Abril Marrom – cuide dos seus olhos para enxergar sempre

Tempo de leitura: 2:10 min

O Abril Marrom é a campanha de conscientização e combate à cegueira, afinal, só no Brasil são 580 mil pessoas que sofrem com esse problema. Vale lembrar, que a causa dele, podem ser doenças bem conhecidas, mas às vezes subestimadas, como o glaucoma, a catarata e até a diabetes.

E para tornar essa campanha ainda mais importante, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – dos 39 milhões de casos de cegueira no mundo, 80% poderiam ter sido evitados com diagnóstico precoce, ou seja, indo ao oftalmologista com a frequência adequada. 

Como surgiu o Abril Marrom?

Bom, o Abril Marrom é uma campanha bem recente, criada em 2016, como uma iniciativa do médico, Prof. Dr. Suel Abujamra, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

A campanha acontece em abril, porque neste mês comemora-se o Dia Nacional do Braile, no dia 8. Já o marrom, representa a cor de íris mais comum entre os brasileiros. 

Você já conhecia a origem da campanha?

Quais as principais doenças que causam cegueira?

Bom, agora que você já entendeu um pouco sobre a campanha Abril Marrom e a importância dela, está na hora de conhecer alguns fatores de risco para a cegueira.

Como já dissemos, algumas das doenças que vamos mostrar aqui, você provavelmente já ouviu falar. Vamos lá então!

1 – Glaucoma 

O Glaucoma tem relação direta com a pressão intraocular. Ou seja, quando ela aumenta, pode causar algumas lesões no nervo óptico, o que, eventualmente, compromete a visão, se não tratar da forma correta. 

2 – Degeneração Macular

Já a degeneração macular, acontece por conta do envelhecimento ou desgaste das células da mácula, que é a parte central da retina e permite enxergar os detalhes com maior nitidez. 

Quando evolui, pode causar a cegueira, até mesmo permanente.

3 – Catarata

A catarata está relacionada ao envelhecimento. Ou seja, é uma doença muito comum entre pessoas que têm uma certa idade e é caracteriza-se pelo embaçamento da visão.

Além disso, a catarata pode ser tratada e , em alguns casos, é indicada uma cirurgia para a substituição dos cristalinos, por lentes artificiais, que cumprem a função dele. 

4 – Retinopatia Diabética

Ela acontece, geralmente, por conta do descontrole da diabetes, o que desencadeia várias alterações no organismo e afeta os vasos da retina, deixando a visão mais embaçada e turva.

Se a diabetes não for controlada e a retinopatia tratada, pode levar à cegueira.

5 – Descolamento de Retina

A retina é uma camada fina que fica localizada no fundo dos olhos. Em alguns casos, ela se desprende da superfície interna do olho, caracterizando o descolamento de retina.

Para ficar alerta 

  • Dor intensa e repentina nos olhos
  • Visão turva e embaçada
  • Flashes de luz 
  • Dores fortes de cabeça

O que posso fazer para evitar a cegueira?

Para evitar a cegueira, a saúde ocular tem que estar em dia. Por isso, a dica principal para a prevenção é ir regularmente ao oftalmologista, principalmente se você já tiver alguma doença ocular ou problema refrativo.

Além disso, ainda mais tendo em vista que a diabetes é uma das principais causas de cegueira evitável, seguir uma alimentação saudável é essencial. Sempre controlando a glicose e a pressão arterial. 

Algumas outras dicas que você precisa levar para a vida são: nunca usar colírio sem prescrição médica, não fica colocando as mãos nos olhos, evitar a exposição ao sol, sempre usar óculos com proteção UV.

Agora, se você usa lentes de contato, é essencial cuidar das lentes da melhor forma, sempre utilizando solução multiuso apropriada, higienizando e armazenando da forma correta.

Por: Gabriela Bonetti Giomo

Jornalista e redatora com experiência na criação de conteúdos sobre saúde visual e demais assuntos relacionados ao ramo óptico.


Comentários