Yoga ocular

Conheça o yoga ocular e as técnicas utilizadas nele

Os exercícios realizados no yoga ocular podem trazer benefícios para a visão. Por isso, aprenda técnicas desta prática que contribuirão para melhorar a sua percepção visual. Além disso, veja o que os especialistas revelam sobre ela.

Yoga ocular: o que é

O yoga para os olhos, também conhecido como Trataka yoga, consiste em movimentos realizados para fortalecer e condicionar os músculos da visão. Por isso, amantes da técnica a consideram uma boa aliada para tratar doenças oculares.

Quais os benefícios

Esta prática promete melhorar e relaxar a musculatura da visão, tão exigida nos dias atuais. Aliás, com a exposição cada vez maior das telas e das tecnologias, as vistas ficam cada vez mais cansadas. Veja sobre o quê ela atua.

  • Reduz a fadiga ocular e o estresse;
  • Trata os sintomas de olhos secos e os lubrifica;
  • Melhora o foco visual.

Quais exercícios funcionam no yoga ocular

Os exercícios presentes no yoga ocular agem nos músculos da visão. Desta forma, intensifica a função deles. Portanto, observe e aprenda como executar os melhores e que produzem mais resultados para os olhos.

Piscando

Esta técnica consiste em piscar os olhos bem rápido por 10 minutos. Logo após, feche-os por 20 segundos. Depois desse prazo, repita o processo por mais quatro vezes.

Palming: técnica da yoga ocular

Se trata de um exercício simples, onde você vai fechar os olhos e esfregar as mãos até que elas fiquem quentes. Em seguida, posicione as palmas das mãos sobre as pálpebras até que se esfriem. Então, refaça-o por três vezes.

Mudando os foco dos olhos de um lado para o outro

Esta técnica do yoga ocular consiste em olhar para um ponto fixo e movimentar os olhos, mudando o foco. A partir daí, você passa a se fixar em outra coisa, sem mexer com a cabeça.

Olhar para frente e para os lados

Sente-se com as pernas esticadas em frente ao corpo e coloque a mão esquerda com o punho fechado em cima do joelho esquerdo. Agora, olhe para algo fixado à sua frente no nível dos olhos. Ao expirar, foque seus olhos no dedão esquerdo.Ao inspirar,no ponto fixo.

Visão próxima e distante

Se posicione próximo a uma janela com visão para o horizonte. Então, se concentre na ponta do seu nariz por 5 a 10 segundos. Depois, feche os olhos e olhe para algum ponto distante. Intercale o foco entre os dois.

O que os especialistas dizem sobre o yoga ocular

O yoga ocular divide opiniões de médicos e estudiosos, pois, alguns acreditam que ela traz sim uma melhora real para a visão. Enquanto outros acreditam que ela nada tem a contribuir para a mesma.

Em um estudo, divulgado em 2012 no site da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, sobre a prática do Trataka apontou que em pacientes com astigmatismo e outros erros de refração (miopia ou hipermetropia), ela não mostrou nenhum avanço no problema ocular.

Já uma outra pesquisa realizada em 2018 e publicada pela mesma instituição acima, mostrou que o yoga para os olhos trouxe bons resultados. Inclusive, ajudou a diminuir a pressão intraocular dentro do olho em pacientes com glaucoma.

Conheça o yoga ocular

Repare que, apesar da conclusão sobre o funcionamento do yoga ocular ser mista, em nenhum momento foi dito que ela pode ser prejudicial. Diante disso, observa-se que pode ser um grande ganho praticá-la de forma regular, já que existe a chance de melhorias.

Busque se informar mais sobre este assunto e veja como pode ser interessante para sua mente e seus olhos aderir a essa modalidade. Assim, seus olhos ficarão mais saudáveis e manterão sua boa função.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *