Doenças do verão: conheça os perigos da estação para os seus olhos
Um novo ano começou e o verão continua. A estação mais quente do ano é amada por muitos, mas pode trazer alguns perigos à sua visão. Por isso, mais do que nunca é necessário atenção, além de ser muito importante reforçar sua rotina de cuidados com os olhos, afinal muitas doenças surgem com mais intensidade justamente nessa época.
E para tornar tudo ainda mais fácil para você, e te deixar mais por dentro desse assunto, separamos algumas doenças que são mais comuns no verão, além de dicas especiais para garantir que sua saúde ocular estará sempre em dia.
Por que o verão pode ser perigoso aos seus olhos?
O sol, a praia, a piscina são incríveis, mas podem acabar prejudicando sua visão, se você não tomar os cuidados necessários. Isso acontece, porque nessa estação os raios solares são mais intensos.
Além disso, o verão é a época mais propícia para o surgimento e proliferação de mofos, bactérias, vírus e fungos, que são péssimos para sua saúde ocular.
Doenças oculares mais comuns no verão
Como já dissemos, no verão várias doenças acabam surgindo com mais frequência. Conheça as principais delas:
Alergias e irritações
Imagem: Canva
As alergias são as doenças oculares mais comuns no verão. Ela acontece quando alguma substância estranha, como mofo, cloro ou pólen, entra em contato com os olhos. Isso causa vermelhidão ocular, lacrimejamento e coceira, o que pode ser muito incômodo.
Conjuntivite
Imagem: Canva
A conjuntivite é uma doença ocular muito conhecida e no verão ela se torna ainda mais recorrente.
Basicamente, ela consiste na inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste o globo ocular, e é caracterizada por ardência, vermelhidão e sensação de areia nos olhos.
No caso da conjuntivite tóxica, por exemplo, o próprio cloro das piscinas pode ser um causador da doença.
Ceratite
Imagem: Canva
Já a Ceratite é a inflamação da primeira camada da córnea, a camada epitelial.
Ela pode ser causada pela luz do sol, ou pelo contato com alguma água contaminada, principalmente durante o uso de lentes de contato e tem como principais sintomas:
- Sensibilidade à luz;
- Lacrimejamento excessivo;
- Irritação ou dor ocular e
- Visão embaçada.
Pterígio
Imagem: Canva
O pterígio é uma doença que acomete, principalmente, pessoas que vivem com alta exposição ao sol. Apesar do nome um pouco estranho, ela é, basicamente, o crescimento de uma pele levemente avermelhada no canto do olho.
Caso os cuidados adequados não sejam tomados, a doença pode evoluir para uma forma mais grave, ocasionando até mesmo a perda da visão.
Cuidados com os olhos no verão
Agora que você já conhece as doenças oculares mais comuns no verão, está na hora de conhecer também, os cuidados que você precisa ter para prevení-las, que apesar de parecerem um pouco clichê são extremamente importantes:
- Use óculos de sol sempre, afinal, assim como sua pele, seus olhos precisam de proteção;
- Quando for tomar sol, use chapéus e bonés;
- Evite exposição excessiva ao sol;
- Use lentes de descarte diário;
- Cuidado com protetor solar e outros produtos de pele em contato com os olhos
Leia também:
- Como proteger os olhos no verão – conheça 5 dicas essenciais
- 7 tendências de óculos de sol para o verão
- Conheça os riscos para os olhos no verão
Deixe um comentário