posso usar qualquer lente de contato?

 

Você sabia que todas as lentes não são iguais?

 

Imagino que já deve ter visto mil marcas diferentes de lentes de contato e que sempre fica na dúvida sobre qual lente escolher. São várias marcas, formatos ou cores que deixa qualquer um confuso. Vamos tentar lhe dar algumas dicas de como você pode começar a sua busca pela lente de contato perfeita.

 

Antes de tudo se você nunca usou lentes de contato o ideal é consultar antes um oftalmologista! Apesar das lentes de contato serem de contra indicação você deve ir ao oftalmologista regularmente para preventivos independente se possui alguma necessidade de correção visual ou não. Muitas pessoas acreditam que simplesmente por estarem enxergando bem não precisam ir ao oftalmologista e acabam indo somente quando estão sentindo alguma dor o que infelizmente poderia ter sido evitado com uma simples visita ao médico.

 

qual lente eu compro?

 

Para muitos as lentes de contato são todas iguais mas elas possuem características muito distintas. Abaixo algumas características que podem lhe ajudar a entender essa diferença:

 

Formato: Algumas lentes possuem seu formato diferente de outras marcas. Umas possuem uma espessura maior no centro e as bordas mais finas, outras possuem uma espessura maior em todo seu formato e outras são tão finas que nem dá pra perceber essa diferença. Com o tempo você pode ir testando as marcas e se adaptando.

 

Hidratação: A hidratação é a capacidade que sua lente possui de reter líquido, ou seja, o tempo que suas lentes conseguem se manter hidratadas ao longo do dia. Essa vantagem indica que você terá menos chances de ao final de um dia seus olhos possam estar irritados ou vermelhos. Uma lente com capacidade de hidratação maior significa maior conforto. São lentes mais modernas e com uma tecnologia mais avançada. Não que as outras lentes sejam ruins, mas as lentes com uma maior hidratação possuem mais essa qualidade.

 

Oxigenação: A oxigenação é o quando sua lente possui de capacidade para deixar que seus olhos “respirem” melhor. São lentes que em sua construção busca-se deixar a estrutura da lente de contato de uma maneira que possa passar o ar e manter seus olhos com o maior conforto possível. Para entender melhor sobre oxigenação leia a nossa matéria Posso dormir com as lentes de contato?

 

Tempo de descarte: O prazo de descarte é o período a lente informa se ela é diária, quinzenal, mensal ou anual. Muitos acreditam que a lente de contato tem que durar o prazo de descarte que a marca informa mas não se importam com o cuidado que se deve ter com as lentes. As lentes de contato são sensíveis e ficam sobre os seus olhos. Durante o dia elas acumulam proteínas e tudo que entra em contato com os seus olhos. Se no final do dia ao guardá-las você não limpá-las corretamente com a solução de limpeza então é claro que elas irão durar menos. Se sempre manipular suas lentes com a mão suja ou guardá-las em um estojo contaminado é claro que elas não irão durar esse período pré determinado e você terá que deixar de usá-las pois estarão incomodando. Faça da maneira correta e elas irão durar todo o período informado.

 

Tempo de validade: Tempo de validade é o tempo que vêm escrito na embalagem das suas lentes de contato. É o período em que o líquido que mantêm as lentes conservadas possuí. Quando uma lente de contato perde a validade ela é descartada automaticamente. Fique esperto com relação a validade das suas lentes de contato e não aceite lentes com o prazo vencido ou muito próximo de vencer. Estamos pouco acostumados a olhar a validade do que compramos no nosso dia-a-dia então o melhor é começar a transformar isso em um hábito. Você não vai se arrepender.

 

Cor: Algumas marcas colocam uma cor em suas lentes para que facilite a manipulação delas. Algumas são mais azuladas que as outras mas essa cor não irá interferir em nada na sua visão. Nem seus olhos irão ficar mais azuis por culpa delas. 😀 É bom que você também saiba que algumas marcas oferecem lentes de contato coloridas COM GRAU! Sim! Você pode sair com aquele visual renovado e enxergando tudo! Experimente e aproveite mas essa vantagem.

 

As dicas acima são dicas gerais: Algumas pessoas possuem diferentes situações como o ceratocone ou outro usuário possuem a necessidade de correção tanto para perto quanto para longe, ou seja, multi-focal.

 

a melhor lente de contato

 

Agora que já sabe as informações que deve se preocupar provavelmente ficou mais fácil. Esperamos que tenha sucesso em sua busca pelas lentes de contato perfeitas.

 

#newlentes

 

 

 

Written by newlentes

Comentários