Descarte de lentes de contato thumb destaque blog newlentes

Descarte de lentes de contato

Você sabia que existe uma maneira correta para você descartar suas lentes de contato e não é jogando elas no vaso sanitário ou na pia? A preocupação com o descarte de lentes de contato vêm crescendo no mundo. Já há algum tempo a empresa Bausch Lomb em parceria com a TerraCycle criaram pontos de coleta para lentes de contato. Esta ação foi chamada de One by One onde o seu principal objetivo é coletar não apenas essas lentes de contato mas também efetuar a coleta do blister que armazena essas lentes.

Pode parecer que a quantidade que você usa é muito pequena mas para o planeta ela é enorme pois além de existirem todos os tipo de de lentes de contato com os mais variados tipos de descarte facilitando um numero maior de lentes no lixo elas também são fabricadas com materiais como silicone, acrílico, hidrogel e hidroxietilmetacrilato. Esses materiais formam o microplástico que contamina o mar, os alimentos o ar e a água. O que assusta é que após você descartar suas lentes ela pode voltar para você em uma dessas formas apresentadas.

Com o aumento no consumo de lentes de contato diárias, quinzenais, mensais e anuais é claro que devemos pensar em uma maneira para descartar esse produto sem que prejudique o meio ambiente. No Brasil ainda não existem postos de coleta mas você pode ajudar de outra forma. A principio diversas matérias indicam que você jogue no lixo comum pois se for dispensar esse material na coleta seletiva as chances dele passar direto pelos olhos de quem faz a seleção é muito grande. A ideia aqui é que pelo menos esse material termine em um aterro sanitário evitando assim que elas acabem na natureza ingeridas por algum animal.

Nos Estados Unidos já exite essa campanha com pelo menos 2000 pontos de coleta em clínicas médicas desse lixo produzido. Vale lembrar que estamos falando das lentes, do blister de armazenamento e da película de metal que lacra essa embalagem. Para os frascos de vidro estes podem ser descartados na coleta seletiva indicada como vidro.

O processo para a reciclagem dessas é o derretimento desse material, transformando-o em matéria prima para a fabricação de itens como regadores, pás de lixo, cadeiras e bancos. Gostaríamos muito que já existisse uma campanha assim em terras Tupiniquins. Por enquanto o melhor é descartá-las como lixo e não jogá-las no ralo da pia ou descarga abaixo.

Quer saber mais sobre o modelo de reciclagem criado pela Bausch Lomb e a TerraCycle? Acesse One by One.

Está jogando muita lente no lixo ou as lentes que você usa não estão durando o período que deveria? Para esses casos procure o seu médico oftalmologista para tirar dúvidas sobre manuseio, limpeza e manutenção das lentes de contato. Lembre-se de sempre limpar suas lentes com solução de limpeza adequada quando você retira suas lentes e antes de colocá-las! Claro, além de tudo isso é importante que mantenha seu estojo de armazenamento longe de contaminantes e em um local seco.

“Jogue seu lixo no lugar certo e ajude o planeta”

Leia também:


Comentários