A importância do exame oftalmológico antes da volta às aulas.

Imagem de ambermb por Pixabay

Agora que os pais e alunos estão se preparando para a volta às aulas com materiais de estudo, mochilas e uniformes um importante exame é deixado de lado. Todo o ano o exame oftalmológico deve ser realizado para que o(a) aluno(a) não tenha seu desempenho comprometido por qualquer dificuldade visual.

Muitos casos em que o aluno possui dificuldade de aprendizado estão relacionados a algum problema na visão. Alguns sinais podem ser percebidos pelos pais e muitas das vezes são informados através do monitoramento educadores.

Imagem de Luisella Planeta Leoni por Pixabay

Observe o comportamento dos seus filhos

Alunos que costuma apertar os olhos como se estivessem tentando focar a visão, alunos que se queixam de dores de cabeça ou mexem muito a cabeça.

Uma boa notícia é que em São Paulo o atual prefeito do município de Osasco sancionou uma lei que torna obrigatório uma avaliação oftamológica dos alunos das escolas da rede municipal de Osasco.

Esse deveria ser um modelo adotado em todos as escolas de todos os municípios do Brasil.

Quando deve acontecer o primeiro exame oftalmológico?

Vale lembrar que os exames oftalmológicos devem ser realizados desde o nascimento como o teste do olhinho, pois esse exame é importantíssimo para detectar doenças sérias como o glaucoma. quer saber mais sobre quando fazer o primeiro exame oftalmológico? Acesse aqui!

Imagem de Vinson Tan ( 楊 祖 武 ) por Pixabay

Criança pode usar lentes de contato?

Outra boa dica é que seus filhos podem usar lentes de contato para corrigir o grau. Claro que deve ter o acompanhamento médico pois umas das preocupações é a manipulação e limpeza dessas lentes. O mais importante é visitar o médico oftalmologista para tirar as dúvidas dessa possibilidade.

Imagem de Nguyen Dinh Lich por Pixabay

Cuidado com o uso exagerado dos celulares e tablets

Os casos de miopia estão crescendo. Uma das causas é o uso excessivo dos dispositivos de telas móveis. As crianças costuma ficar com os aparelhos muito próximo dos olhos e por causa disso podem desenvolver problemas com a visão. Veja a matéria Um futuro com problemas de visão para entender mais.

Afinal o mais importante é levar desde cedo a criança para fazer os exames e incentivar uma visita regular ao médico oftalmologista.


Comentários