O que é Daltonismo? Guia completo sobre o problema

O daltonismo é um problema apresentado por algumas pessoas e isso causa muita dificuldade para enxergar as cores. Dessa forma, é importante que a pessoa identifique essa dificuldade que ainda não possui cura.

Assim, existem alguns métodos que podem ser adotados e para isso foram criados alguns tipos de lentes. Então vamos saber mais sobre o assunto e compreender como esse problema ocorre e o que ele causa.

O que é daltonismo?

O daltonismo é um tipo de problema que faz com que a pessoa não consiga enxergar as cores corretamente. Desse modo, existem algumas graduações que são:

  • Enxergar o vermelho ou o verde
  • Não conseguir visualizar todas as cores

Nesse sentido, isso ocorre devido a um desenvolvimento nos conjuntos dos cones que conseguem captar as cores. Assim, isso é genético e sua ligação é feita através do cromossomo X. Dessa maneira, o daltonismo é mais comum em homens do que nas mulheres.

Pois, os homens apresentam apenas um cromossomo X, enquanto que as mulheres possuem dois. Por certo, não há uma cura definitiva para o problema e se faz necessário um diagnóstico específico.

Então essa dificuldade na percepção das cores é complicada e geralmente a pessoa não distingue o vermelho e o verde. Além disso, é menos frequente a dificuldade em visualizar o azul e o amarelo, mas também pode ocorrer.

De fato, essa é a alteração básica que essa pessoa poderá apresentar, sendo mais comum os fatores citados acima. Enquanto que outras pessoas podem enxergar apenas os tons de branco, preto e cinza.

Portanto, esse é um problema visual que dificulta algumas tarefas e que poderá ser amenizado com algumas lentes específicas.

Daltonismo (1)

Grupos de divisão do daltonismo

O daltonismo pode ser dividido em pelo menos 3 grupos diferentes que são:

Monocromatas: percepção da luz com apenas um espectro de cor

  • Típico/Acromotopsia: apresenta visão nos tons de branco, preto e cinza
  • Atípico: uma única cor apenas, exceto o cinza

Dicromatismo: quando uma cor está ausente

  • Protanopia: dificuldade em diferenciar tons de vermelho
  • Deuteranopia: não consegue captar as cores verdes
  • Tritanopia: dificuldades com a cor azul
  • Tricromatismo Anômalo: enxerga 3 cores básicas, porém 1 tonalidade de cor dificulta enxergar bem
  • Protanomalia: pode confundir o vermelho com o preto e 1% dos homens apresenta esse problema
  • Deuteranomalia: não consegue captar bem a cor verde, 7% dos homens possuem essa dificuldade

Conforme podemos perceber o problema do daltonismo é muito abrangente e possui subcategorias. Dessa maneira, quanto mais cedo for feito o diagnóstico melhor será para a pessoa.

Quais são as causas do problema?

Sem dúvida, a maioria dos casos de daltonismo são ligados a hereditariedade e está atrelada ao cromossomo X. Pelo fato das mulheres apresentarem dois cromossomos X elas possuem menos incidência de casos.

Contudo, mesmo assim elas podem transferir o gene que possui o problema para o seu filho. Enquanto que os homens possuem um só cromossomo X, o que gera a maioria dos casos.

Além disso, alguns casos raros podem ocorrer através de traumas, tais como:

  • Deslocamentos na retina
  • Lesões neurológicas
  • Entre outros

Como é feito o diagnóstico do daltonismo?

São efetuados pelo menos 3 tipos de exames para chegar até o grau de dificuldade e descobrir o problema. Dessa forma, esses exames são os seguintes:

  • Anomaloscópio de Nagelan
  • Lãs de Holmgren
  • Ishihara (teste de cores)

Nesse sentido, são usados vários cartões que possuem pontos coloridos e que apresentam uma letra ou número. Assim, apenas quem não possui daltonismo conseguirá enxergar corretamente o que está escrito.

Além disso, para as crianças que ainda não sabem ler e escrever, são usadas figuras geométricas de fácil assimilação.

Modo de tratamento

Embora muitas pessoas nem saibam que apresentam esse tipo de problema, elas possuem algumas dificuldades. Não há um tipo de cura específico para esse fator que não permite visualizar as cores corretamente.

Uma das maneiras para tentar amenizar o problema é o uso das lentes que apresentam filtros de cor. Entretanto, se o problema foi adquirido ele poderá regredir mediante a correção dessa causa.

Quais são as recomendações para quem apresenta daltonismo?

Aqui no país existem alguns direitos que as pessoas com daltonismo possuem são eles:

  • Não há empecilhos no desenvolvimento ou aprendizado da criança por ela ser daltônica
  • As escolas devem se adaptar ao problema e atender as necessidades dos alunos
  • Isso pode dificultar na tarefa de dirigir, pois dificulta assimilar as cores do semáforo e outros itens necessários
  • Precisa ser considerado na escolha de uma determinada profissão

Portanto, a pessoa com daltonismo também tem os seus direitos garantidos pela lei e deve estar ciente disso.

O que é o teste de cores Ishihara?

Em meados de 1917 um doutor chamado Shinobu Ishihara elaborou esse teste de cores. O mesmo consiste em diversos cartões que são impressos e que mantém escritas e formas em seu interior.

Assim, é realizado um exame que consegue identificar realmente se a pessoa apresenta o daltonismo. Além disso, será possível distinguir a graduação apresentada pelo paciente.

De fato, essa consulta deverá ser feita dentro de um consultório médico através de um oftalmologista. Sem dúvida, esse é um método bastante eficaz e que ajuda as pessoas a identificarem o problema visual.

Lentes com filtro de cor

Embora não haja uma cura para o daltonismo existem algumas lentes que apresentam filtros de cor. Desse modo, elas conseguem diminuir as dificuldades apresentadas e trazem um contraste melhor.

Assim, as mesmas se baseiam em um tipo de tecnologia com revestimento avançado e que filtra a luz. Ou seja, elas conseguem realizar um efeito que aumenta a cor e isso é muito importante.

Além disso, existem também algumas lentes de contato que possuem esse filtro para corrigir o daltonismo. Esses filtros consistem em:

  • Vermelho
  • Amarelo
  • Laranja

Posteriormente acredita-se que será possível chegar até a cura para o daltonismo em um futuro próximo. Porém o que se tem hoje são as lentes voltadas para essa melhora de captação das cores.

Por certo, esse tipo de problema não causa visão embaçada ou outros aspectos como a miopia por exemplo. Entretanto, dificulta enxergar as cores e distingui-las corretamente.


Comentários