Mitos sobre lentes de contato: Descubra o que é verdade

Sem dúvida, as lentes de contato são produtos que foram fabricados para trazer praticidade e conforto. Dessa forma, existem muitas marcas e modelos diferentes presentes no mercado e cada um possui suas características.

Contudo, alguns mitos podem atrapalhar a utilização do produto ou deixar o usuário em dúvida ao adquiri-los. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar quais são esses mitos.

O que são lentes de contato?

Em primeiro lugar vamos explicar o que são as lentes de contato e como de fato elas funcionam. Desse modo, ficará muito mais fácil de analisar os mitos que serão explicados nos tópicos posteriores.

Assim, esse produto é fabricado com o intuito de efetuar alguma correção de problema visual ou por fins estéticos. Nesse sentido, as mesmas podem ser usadas para tratar os seguintes fatores:

Consequentemente o usuário terá uma praticidade muito maior e maior segurança pra realizar suas atividades rotineiras. Pois, esses problemas atrapalham muito as tarefas do dia-a-dia.

Então, as lentes de contato são eficazes para combater esses problemas e ainda deixam os olhos muito mais bonitos. De fato, existem até mesmo modelos que são coloridos e que modificam a cor dos olhos.

Sem dúvida, elas conseguem ser mais discretas do que os óculos, até mesmo pelo tamanho delas. Por certo, é sempre importante buscar um oftalmologista que possa lhe orientar quanto a melhor marca e modelo.

Portanto, o objetivo delas é justamente auxiliar na correção visual ou deixar a pessoa com olhar mais bonito.

Explicando os problemas visuais mais comuns

Antes de mais nada vamos entender quais são os principais problemas visuais e como eles funcionam:

Miopia

A miopia é um problema visual que consiste na dificuldade de enxergar objetos, pessoas e paisagens que estão longe. Pois, a vista ficará embaçada e isso dificultará a visão da pessoa.

Nesse sentido, será necessário um acessório que possa ajustar a visão e para isso existem as lentes de contato.

Hipermetropia

Para quem apresenta dificuldades de visualizar de perto, a causa é a hipermetropia. Que ao contrário da miopia permite enxergar de longe, mas de perto tudo fica embaçado.

Assim, as lentes são elaboradas de acordo com o grau da pessoa, para que a mesma possa voltar a enxergar.

Astigmatismo

Já o astigmatismo é a união da miopia e da hipermetropia, dificultando tanto de perto quanto de longe. Por certo, isso complica a realização de muitas tarefas e prejudicam a saúde ocular da pessoa.

Nesse sentido, se faz necessário o uso das lentes de contato com a graduação certa.

Presbiopia

A presbiopia passa a ocorrer quando a pessoa chega na faixa dos 40 anos de idade. Além disso, é conhecida também como vista cansada e consiste em um problema para visualizar corretamente.

Com o tempo o cristalino do olho perde a elasticidade e faz com que o problema venha a aparecer. Nisso as lentes ou mesmo os óculos podem ser a solução para quem enfrenta o problema.

Mitos das lentes de contato

Vamos analisar alguns dos principais mitos que as lentes de contato possuem no mercado:

  • A pessoa poderá ter dor de cabeça ao usar o produto
  • Elas dão muito trabalho aos seus usuários
  • Não existe nenhuma lente voltada para o astigmatismo
  • Não são melhores do que os óculos
  • Podem causar algum tipo de calo nos olhos da pessoa
  • Elas podem ser perdidas dentro do globo ocular
  • Não pode usar colírio ao colocar as lentes de contato
  • Não se pode utilizar maquiagem ao usar as lentes

Conforme podemos analisar os mitos apresentados, vemos que não há dor de cabeça se o procedimento for feito corretamente. Ainda mais se isso for feito por um oftalmologista que realizou as adaptações das lentes.

Contudo, se a mesma apresentar graus inadequados ao problema de visão, isso sim poderá vir a ocorrer. Enquanto que a limpeza e higienização das mesmas precisa ser feita diariamente, se tornando um hábito.

Além disso, para quem apresenta o problema de astigmatismo, existe sim modelos voltados para corrigir o problema. De fato, elas podem até ser melhores dependendo do tipo de problema apresentado.

Geralmente não causam nenhum tipo de alteração nos olhos se forem colocadas e usadas adequadamente. Não há possibilidade de perdê-las nos olhos, pois o globo ocular é fechado.

O colírio pode ser utilizado sim, sendo necessário apenas que ele seja adequado para tal função. Por fim, basta aplicar a maquiagem logo após ter colocado as lentes de contato.

Já pensou em trocar seus óculos por lentes de contato?

Verdades sobre as lentes de contato

Além dos mitos apresentados anteriormente, existem também as verdades a respeito das lentes de contato. Então, vamos verificar as principais:

  • Podem se ressecar em ambientes com ar condicionado
  • Sua higienização deverá ser feita de forma diária
  • É possível rasgar uma lente de contato, ao manuseá-la de forma incorreta

Ou seja, bem ambientes onde houver ar condicionado esse ressecamento poderá vir a ocorrer. Então será necessário utilizar algum tipo de colírio que é específico para resolver esse problema.

Caso as lentes de contato não sejam com o descarte diário, elas deverão ser higienizadas corretamente. Além disso, elas deverão ser colocadas na solução dentro dos estojos específicos preparados para elas.

Em caso de fricção muito forte as mesmas poderão realmente rasgar e assim o produto será perdido. Então, sempre manuseie as lentes com muito cuidado para evitar esses tipos de problemas.

Sem dúvida, o ideal é fazer todos os procedimentos de forma correta para evitar qualquer tipo de problema. Na embalagem dos produtos estão presentes as funções e a maneira de manipulação.

Assim, basta seguir as indicações do seu oftalmologista e verificar os requisitos que o produto necessita. Dessa maneira, as chances de prolongar a vida útil do produto são muito maiores.

Consequentemente o usuário terá muito mais saúde ocular e contará com um produto prático e seguro.

Conclusão

As lentes de contato são ideais para efetuar as correções visuais necessárias e ajudam muito o paciente. Dessa forma, é importante buscar a ajuda de um médico oftalmologista e seguir as indicações do mesmo.

Além disso, entender o produto é essencial e isso evita problemas na utilização das lentes. Portanto, a pessoa que pretende utilizar lentes deve conhecer o produto e buscar por marcas que são confiáveis.


Comentários