O que é estrabismo? Descubra todas suas características

O problema conhecido com estrabismo consiste em um fator que dificulta com que os olhos visualizem em uma direção só. Dessa forma, esse fator requer o acompanhamento realizado por parte de um oftalmologista.

Assim, é importante que as pessoas saibam exatamente o motivo pelo qual isso ocorre e como trata-lo. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que é estrabismo e o que ele causa nas pessoas.

Definição de estrabismo

O estrabismo é um tipo de problema que causa um certo desiquilíbrio ocular nos músculos da face. Desse modo, os olhos da pessoa acabam não se mantendo paralelos, desviando para outras direções.

Assim, esse desalinhamento nos olhos podem ser constantes ou mesmo variar em alguns momentos. De fato, isso incomoda muitas pessoas que apresentam o problema e requer orientação de um oftalmologista.

Caso esteja prejudicando a visão, uma consulta e o diagnóstico correto podem ajudar o usuário a ter mais saúde ocular.

Como o estrabismo ocorre?

O estrabismo ocorre pois nos olhos humanos estão situados 6 pares de músculos que ficam fora dos globos oculares. Assim, eles são responsáveis pelo controle dos movimentos dos mesmos.

Com isso, dois desses músculos servem para movimentar os olhos para o lado direito e para a esquerda. Enquanto que os outros músculos servem para efetuar o controle de cima e de baixo.

Então é necessário um certo equilíbrio desses músculos para que eles se alinhem em um determinado ponto. Nesse sentido, o estrabismo acontece quando esses músculos não conseguem atuar corretamente em conjunto.

De fato, esse problema pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos e pode ser originado geneticamente. Alguns sinais são importantes para tentar verificar se a pessoa possui o problema, são eles:

  • Visão duplicada
  • Visão embaralhada
  • Precisar entortar a cabeça para enxergar melhor
  • Piscar muito
  • Fechar os olhos na claridade

O ideal é justamente buscar um oftalmologista caso esteja suspeitando de que está apresentando esse problema. Dessa maneira, será mais fácil de buscar uma solução e a orientação médica é essencial.

Os tipos de estrabismo

A fim de aumentar o nosso entendimento a respeito do estrabismo vamos conhecer os tipos apresentados por ele. Nesse sentido, temos o esotrópico que consiste nos olhos desviando para dentro.

Já o exotrópico acontece quando os olhos entortam na direção de fora, ocorrendo ao olhar de longe ou por desatenção. Além disso, existe outro problema que é chamado de pseudoestrabismo que é resultante da anatomia causando desvio nos olhos.

Existe tratamento para o estrabismo?

O tratamento em si servirá para deixar a visão preservada e visa melhorar esse formato paralelo. Desse modo, será necessário um oftalmologista para avaliar se a causa é clínica, cirúrgica ou mesmo óptica.

O tratamento do estrabismo deve ser feito por um especialista e quanto mais cedo começar melhor. Nas etapas desse tratamento poderão ser utilizados alguns colírios que são específicos para o problema.

Além disso, pode efetuar a correção desse erro refrativo através de um óculos, entre outros métodos funcionais. De fato, o estrabólogo é o profissional que trata esse tipo de problema ocular.

Enquanto que poderá receber um auxílio de um ortoptista que ajuda nos desvios e exercícios necessários (ópticos).


Comentários