Quais as melhores soluções para limpeza de lentes no mercado?

As lentes de contato foram uma revolução para aqueles que não gostam tanto de usar óculos, mas precisam. No entanto, é preciso que os consumidores fiquem atentos às boas práticas de limpeza de lentes disponíveis no mercado.

As soluções podem atender demandas específicas para cada modelo de lente de contato. Antes de tudo, é preciso identificar a solução mais adequada para o seu perfil. Leia esse artigo e fique por dentro das melhores opções e produtos.

As doenças oculares e as lentes de contato

Existe uma série de pacientes com doenças oculares que necessitam de alguma intervenção para corrigir da visão. Você sabia que mais de 8 milhões de brasileiros usam lentes de contato em seu dia a dia?

Doenças como astigmatismo, hipermetropia, miopia e ceratocone são alguns exemplos em que as lentes de contato podem ser recomendadas. Porém, para que não haja dúvidas, é importante consultar um especialista no assunto.

Existem ainda algumas lentes coloridas, como vermelho, azul, amarelo, verde e muitas outras. Hoje em dia, todo mundo pode ter olhos coloridos com o auxílio desse recurso moderno.

Apesar de ser muito popular, essa alternativa precisa de cuidados especiais relacionados à sua higienização. Afinal, existem lentes do tipo gelatinosa e rígida, e vários tipos de soluções de limpeza das lentes.

Conheça os diferentes tipos de solução para limpeza de lentes

Vai começar a usar lentes de contato, mas ainda não entendeu quais são suas opções de produtos para higienizá-las? Embora você necessite de uma indicação profissional, elencamos abaixo os modelos principais:

  • Solução de limpeza;
  • De conservadora;
  • Para limpeza multiuso;
  • Solução umidificante;
  • Removedor de proteínas.

Cada solução elencada na lista possui uma característica diferente, e é importante analisarmos suas diferenças. Então, vamos conferir quais são esses produtos?

Solução de limpeza de lentes

O peróxido de hidrogênio é o componente químico que serve de base para essa solução. Contudo, por ter esse elemento, esse produto não deve ser enxaguado diretamente nos olhos, pois pode gerar feridas na córnea.

Em geral, essa solução tem o poder de limpar e desinfetar. Por outro lado, grande parte delas, incluindo as importadas, tem só essa função. Por esse motivo, muitas pessoas preferem as soluções multiuso, que veremos a seguir.

De limpeza conservadora

Você possui olhos muito sensíveis? Algumas soluções de limpeza de lentes conservadoras podem te ajudar bastante a diminuir o desconforto ocular. Além de conservar, elas lubrificam e hidratam os olhos de maneira eficiente.

Solução de limpeza de lentes multiuso

Está procurando uma alternativa que ofereça mais de um serviço em um mesmo item? Sem dúvidas, a categoria multiuso será útil para você e suas necessidades diárias.

Inclusive, existe até mesmo uma opção para quem possui olhos mais sensíveis. Quando quiser fazer uso do produto, você poderá limpar, conservar e enxaguar suas lentes sem nenhuma preocupação.

Outra vantagem: esse tipo de solução é eficiente na eliminação de fungos e bactérias, além de outros agentes patogênicos. À primeira vista, esse item parece ser um excelente investimento para quem é usuário de lentes.

Solução de limpeza de lentes umidificante

Principalmente durante a estação do inverno, pode ser útil fazer uso desse tipo de item. Do mesmo modo, locais muito secos ou com ar condicionado podem provocar esse mesmo efeito.

Esse produto é indicado para aqueles que estão percebendo um ressecamento das lentes de contato. Portanto, pingue duas gotinhas dessa solução de limpeza de lentes nos olhos, para maior conforto e clareza da visão.

Removedor de proteínas

Já ouviu falar em lente de contato descartáveis? Na verdade, elas são ideais para quem quer praticidade, ou até mesmo ir à praia. Todavia, não podemos deixar de higienizar todos os tipos de lente de contato.

Os removedores de proteínas são potentes e eficazes. Logo, são muito vistos entre aqueles que usam lentes descartáveis ou quem tem dificuldade ao se adaptar as lentes rígidas.

Esse produto deve ser utilizado em pequenas quantidades durante o armazenamento das lentes, dentro de estojos ou caixas. Para que não haja dor de cabeça, consulte sempre as instruções no rótulo.

Conheça as marcas mais recomendadas

Finalmente, conseguimos mostrar todas as opções de soluções disponíveis no mercado. No entanto, existem diversas empresas produzindo esses itens, e isso pode te deixar um pouco confuso.

Antes de realizar a compra do produto de limpeza de lentes, saiba quais são algumas das marcas mais populares entre os consumidores:

  • Renu Fresh, da fabricante Bausch Lomb;
  • Opti-free, da fabricante Alcon;
  • Clear Care Plus, da fabricante Alcon;
  • ClearLens, da fabricante Optolentes;
  • Boston Simplus (para lentes rígidas), da fabricante Bausch Lomb;
  • Bio True, da fabricante Bausch Lomb;
  • Aqua Clean, da fabricante Clear.

Apesar de todas as recomendações que fizemos ao longo desse artigo, ainda existe uma etapa fundamental. Por último, é necessário apontarmos a importância de todo o processo de higienização das lentes.

Entenda como é feito o processo de limpeza de lentes

Agora, você já entendeu um pouco mais sobre a variedade de soluções disponíveis no mercado. Portanto, vamos saber como deve ocorrer, em detalhes, o processo de limpeza das lentes de contato.

1 – Nunca mexa em suas lentes com as mãos sujas

Muitas bactérias, germes e sujeira podem estar circulando em suas mãos, sem você nem mesmo perceber. A fim de evitar danos durante a limpeza de lentes, lembre-se de sempre lavar as mãos antes de manuseá-las.

Escolha sempre os sabonetes neutros para realizar essa tarefa. Também é preciso verificar se sua toalha não possui fiapos ou fios soltos, que podem causar contaminação.

2 – A limpeza de lentes também inclui o estojo

Apesar de ser uma das etapas mais importantes de conservação das lentes de contato, muitas pessoas a esquecem. Sempre que for higienizar as lentes, jogue fora a solução antiga dentro da caixa e substitua por uma nova.

3 – Faça a limpeza de lentes usando a solução de sua preferência

Chegou a hora de remover as lentes de contato dos olhos e iniciar o processo de limpeza. Depois disso, com movimentos circulares e leves, use a ponta dos dedos para esfregar a solução.

4 – Não se esqueça de enxaguar as lentes de contato

Quando você repete esse processo de limpeza de lentes, garante a eliminação dos últimos resíduos. Por serem muitas vezes invisíveis ao olho humano, é importante enxaguar bem e guardar as lentes no estojo próprio.


Comentários