Guia de como usar lentes de contato durante o Covid-19

A pandemia do Covid-19 vem preocupando á todos devido a gravidade e também ao fato do vírus ser altamente contagioso. Sua contaminação pode ocorrer quando gotículas de saliva infectada entra em contato com nossa boca, nariz e até mesmo olhos.

De certa maneira, deve-se evitar o uso de lentes de contato durante o surto do Coronavírus. Já que devido ao fato que um usuário de lentes tem a tendência de colocar as mãos com mais frequência aos olhos. Então gerando um maior risco de contaminação.

Na necessidade de realmente utilizar de lentes de contato durante o Covid-19, alguns cuidados são extremamente necessários. Confira aqui o guia completo de como usar lentes de contato que te ajudará a usar de forma correta durante a pandemia.

Cuidados com as lentes de contato durante o Covid-19

O Covid-19 é um vírus que possui um contagio altamente perigoso. Assim, com o contato com gotículas de saliva através das mãos, olhos ou narinas já é possível ser infectado com o Coronavírus.

As lentes de contato por terem contato inicialmente com as mãos, podem ter um risco alto de contaminação. Sendo assim, não é aconselhável o uso de uma lente durante a pandemia.

Entretanto, caso seja necessário o uso, é importante que cuidados sejam tomados. Abaixo citamos as medidas que são necessárias de como usar lentes de contato durante o Covid-19.

Lave as mãos com maior frequência durante o dia;

  • Higienize bem as mãos ao colocar e também ao retirar suas lentes;
  • Em nenhuma hipótese faça a armazenagem de lentes de contato em solução de soro fisiológico;
  • Em caso de armazenagem, utilize uma solução indicada para esse fim;
  • As lentes devem ser limpas corretamente e com produtos indicados para a higienização das mesmas;
  • Ao colocar ou retirar, tenha total cuidado;
  • Jamais utilize de lentes que estejam com a data de validade vencida;
  • Não compartilhe suas lentes de contato.

Lentes de contato descartáveis

Para quem necessita do uso de lentes, uma opção segura durante esse período do Covid-19, é o uso de lentes de contato descartáveis. Então, evitando ao máximo o risco de contaminação.

Por ser descartáveis, eles tem um período menor de uso. Podendo ser de apenas um dia, quinze dias e conforme o tipo, até trinta dias. Assim, após o tempo de uso, podem ser descartadas, evitando assim o risco de contágio.

Conjuntivite ocasionado pelo Coronavírus

Sendo ainda um número bem baixo, cerca de 1% da população dos Estados Unidos como exemplo, há um chance de pacientes com Coronavírus venham a ter conjuntivite.

Entretanto, aqui no Brasil apenas pacientes em estado grave apresentaram essa infecção ocular. Mas vale ressaltar, que durante a pandemia, todo o cuidado é pouco e que a total higienização previne qualquer risco de contágio.

O uso do óculos continua sendo a melhor opção

O uso dos óculos de grau sem dúvidas é a melhor opção durante esse surto do Covid-19. Certamente por não ter contato direto das mãos com os olhos, evita que ocorra o contágio.

Além disso, as lentes dos óculos também servem como um tipo de barreira caso ocorra um toque acidental. Vale lembrar de manter sempre seus óculos com a devida higienização. Veja como:

  • Lavar com água fria e sabão neutro, assim não agride as lentes de grau;
  • Soluções indicadas para a limpeza da armação e das lentes;
  • Uso do álcool em gel ou 70º em toda a superfície da armação;
  • Fazer a lavagem de seu óculos com detergente neutro, enxaguar com água e não esquecer de secar com papel toalha descartável.

Comentários