Contaminação de covid-19 pelos olhos, é possível?

De acordo com a academia americana de oftalmologia o covid-19 pode ser transmitido pelos olhos sim! O alerta foi lançado logo após o relato de um médico chinês que estava cuidando de pacientes.

Infelizmente o médico não utilizava proteção para os olhos e acabou sendo contaminado pelo vírus. Mas como isso aconteceu? Com o contato das mãos contaminadas nos olhos.

Vamos explicar mais detalhadamente como ocorre a contaminação de covid-19 pelos olhos neste artigo. Mesmo não sendo usuário de óculos ou lentes de contato, previna-se e leia o artigo até o final.

Tipos de contaminação pelo covid-19

Frequentemente, o vírus se propaga através do espirro e tosse e pode ser transmitido através do contato com objetos contaminados. Isso pode ocorrer quando tocamos em algo e logo depois tocamos o rosto ou boca.

Dessa forma, a contaminação também pode ocorrer pelos olhos. Ela acontece quando a as mãos contaminadas entram em contato com os olhos.

Assim o vírus entra em contato com a membrana ocular e penetra nas células até chegar na corrente sanguínea. A única maneira de se evitar a contaminação pelos olhos é a prevenção.

Logo, é muito importante que sigamos as determinações abaixo para nos prevenir do Coronavírus:

  • Mantenha sempre suas mãos bem limpas e lavadas com água e sabão;
  • Como ocorre a contaminação de covid-19 pelos olhos, utilize sempre que possível o álcool em gel nas mãos;
  • Não toque o seu rosto de maneira nenhuma se não estiver com as mãos higienizadas;
  • Não fique em locais fechados e com muitas pessoas;
  • Use máscaras de proteção sempre que sair de casa;
  • Procure evitar contato com pessoas contaminadas, caso não seja possível fique a uma distância de 2 metros e use proteção;
  • Caso espirre ou tussa use um lenço ou cubra sua boca com o braço, nunca com as mãos;
  • Evite compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Se estiver fora de casa, evite tocar em locais que outras pessoas tocam com frequência, como maçanetas e botões de elevador.

Como higienizar lentes e óculos da maneira correta?

Para os usuários de lentes e óculos de grau é de extrema importância que a higienização das mãos seja realizada. No caso das lentes a limpeza deve ser feita antes e após a colocação e retirada das lentes de contato. Evitando assim como ocorre a contaminação de covid-19 pelos olhos.

Caso seja usuário de óculos de grau mantenha suas lentes e armações lavadas. Seguindo sempre as recomendações e instruções do fabricante e do seu médico oftalmologista.

Logo, o processo de limpeza deve ser repetido constantemente. Dessa forma o usuário cuida da saúde dos olhos e do corpo, evitando problemas mais sérios no futuro.

Então, para a limpeza das lentes dos óculos e da armação utilize somente água em temperatura ambiente e sabão neutro. Jamais utilize produtos à base de álcool ou álcool em gel ou 70%.

Dessa forma são preservados os tratamentos das suas lentes como o antirreflexo e o tratamento para luz azul. Para as lentes de contato procure utilizar o menos possível, assim evitando nesses tempos de pandemia que o vírus contamine suas lentes e olhos.


Comentários