Coronavírus transmitido por objetos: Como não ter contaminação pelos olhos

Você conhece os riscos de contaminação pelos olhos do Coronavírus? Normalmente as pessoas associam o contágio de doenças virais a tosses, espirros e fluídos corporais.

Contudo, também é possível se infectar ao tocar em objetos contaminados e levar a mão aos olhos. Então, durante a epidemia precisamos ficar muito atentos aos hábitos de higiene. Continue a leitura para entender mais.

Como o coronavírus é transmitido

O Coronavírus (COVID-19) é uma cepa que causa infecções respiratórias em humanos. Assim, nos primeiros estágios da infecção os sintomas podem se assemelhar a uma gripe ou resfriado.

Entretanto, a depender do organismo de cada um, esses sintomas podem progredir levando a febre alta e falta de ar. Que são os principais fatores que fazem as pessoas serem hospitalizadas pela doença.

Nesse sentido, todo cuidado é pouco quando lidamos com uma doença assim. Principalmente porque os vírus respiratórios possuem a maior taxa de contágio. Bem como, os maiores riscos de contaminação pelos olhos.

Pois, além de serem transmitidos pelo ar quando uma pessoa contaminada espirra ou tosse. Esses vírus podem sobreviver por vários dias fora do corpo humano, pousando sobre os mais diversos objetos.

Assim, quando um indivíduo saudável entra em contato com o objeto contaminado e leva a mão ao rosto. Há um grande risco de que o vírus entre no organismo a partir do canal lacrimal.

Qual o perigo da contaminação pelos olhos

Os olhos são conectados com o nariz através dos canais lacrimais. Basicamente, é por isso que nosso nariz fica “cheio” quando choramos.

Pois, as lágrimas acabam descendo pelo canal e chegando até os seios nasais. Portanto, o risco de contágio por Coronavírus não está relacionado apenas com a contaminação pelo nariz ou boca.

Também é muito comum ocorrer a contaminação pelos olhos. Visto que, nós colocamos a mão no olho várias vezes durante o dia de maneira inconsciente.

Então, se tivermos tocado em objetos contaminados podemos transportar o vírus até o nosso globo ocular. Do mesmo modo, ele poderá entrar no canal lacrimal e chegar nos seios nasais.

Dessa forma, o vírus terá livre acesso ao nosso aparelho respiratório. Assim sendo, precisamos estar muito atentos aos objetos que tocamos e buscar higienizá-los muito bem durante esse período.

Como prevenir a contaminação pelos olhos

A melhor forma de prevenir a contaminação pelos olhos é a higienização dos nossos objetos pessoais. Bem como, lavar as mãos várias vezes durante o dia e utilizar álcool em gel.

Uma imagem contendo no interior, pessoa, mão, comida

Descrição gerada automaticamente

No entanto, é necessário ter cautela na hora de higienizar celulares, tablets, computadores e fones de ouvido. Pois, não é recomendado utilizar o álcool em gel para limpar esses objetos.

Visto que tais eletrônicos são delicados e a versão em gel pode danificá-los. Também é preciso ter muito cuidado para não umedecer as entradas de fones e saídas de som desses aparelhos.

A fim de não causar nenhum tipo de mal funcionamento. Assim sendo, a melhor solução para limpar seus objetos pessoais é o álcool 70 %. Com o auxílio de uma toalha de microfibra.

Por fim, é importante salientar que essa toalha deverá ser lavada depois de cada higienização. Além disso, o recomendado é que você limpe os seus objetos sempre que voltar da rua.

Dessa forma, a melhor maneira de evitar a contaminação pelos olhos é adotar esses novos hábitos. Bem como, evitar ao máximo tocar no rosto quando estiver fora de casa.

 


Comentários