Guia completo sobre o Covid-19 e Lentes de contato

Atualmente temos vivenciado uma epidemia de coronavírus que tem modificado diversos hábitos da população mundial. Nesse sentido, as lentes de contato são um dos produtos impactados pela pandemia.

Entretanto, as mesmas ainda continuam sendo utilizadas, sendo que as medidas de higiene é que devem mudar. Então vamos preparamos esse guia onde falaremos mais informações sobre isso.

A pandemia de coronavírus e as lentes de contato

Por certo, a pandemia tem trazido algumas dúvidas para as pessoas, já que o vírus está sendo conhecido. Dessa forma, os hábitos tiveram que ser modificados visando à proteção das mesmas.

Ao passo que as lentes passaram a ser analisadas como potenciais contaminadores dos olhos. Contudo, a AAO (Academia Americana de Oftalmologia) divulgou que não existem evidências a esse respeito.

Pois, o produto não aumenta os riscos tanto de contaminações quanto de infecções que sejam causadas por ele. Então, as mesmas seguem sendo seguras, desde que as pessoas lavem bem as mãos.

Dessa maneira, ao manuseá-las se faz necessário que a higienização das mãos tenha sido corretamente efetuada. Com isso, estaremos vendo algumas informações sobre as lentes e contato e a pandemia.

As lentes de contato e o BCLA

De acordo com o BCLA, ainda não foi observada nenhuma evidência que diga que as pessoas não podem usar lentes. Enquanto que não existem análises que possam indicar maiores riscos do produto frente os óculos.

Assim, o uso continua sendo seguro, mediante a não haver uma relação entre as contaminações e as lentes. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados e deve-se seguir a orientação do oftalmologista.

Sem dúvida, a higiene é o principal fator que pode auxiliar a evitar as contaminações geradas pelo vírus. Vale lembrar que a indicação é de que as pessoas realmente lavem bem as suas mãos.

Nesse sentido, nunca leve as mãos aos olhos, pois isso poderá contaminá-los. Caso isso ocorra aí sim é possível que haja alguma contaminação gerada pelo contato das mãos com os mesmos. As lentes de contato são seguras se todo o protocolo de limpeza for feito corretamente.

Porque devo lavar as mãos antes de manusear as lentes de contato?

Conforme as recomendações atuais devido a pandemia, lavar bem as mãos se tornou algo imprescindível. Já que a pessoa estará removendo germes, bactérias e impurezas das suas mãos.

Assim, para os usuários de lentes isso se torna mais importante ainda, pois o produto será inserido nos olhos. Ao passo que isso poderá trazer contaminações diversas e não somente o Covid-19.

Inegavelmente os olhos são locais sensíveis e com acumulo de microrganismos isso pode gerar sérios problemas. Por esse motivo indica-se a limpeza das mãos com água e sabão e o uso de toalhas para secá-las.

Outro ponto importante é que o produto em questão pode acumular proteínas e outras impurezas. Então, as lentes de contato também devem sempre estar sendo limpas com a sua solução adequada.

Embora não haja ligação entre as lentes e o aumento das contaminações, os cuidados devem ser tomados corretamente. Até mesmo os profissionais que realizam exames também estejam com a higienização em dia.

Em virtude de tudo isso o mais importante é entender que não é o produto que causa as contaminações. Pois, ele é seguro e buscar ajudar na saúde ocular da pessoa que necessita dele. O grande problema é justamente a falta de cuidado do usuário com o mesmo.

Os adaptadores de lentes de contato e a pandemia

Sem dúvida, os profissionais que atuam adaptando as lentes também podem apresentar dificuldades. Com isso, é importante seguir algumas regras que visem manter a segurança deles e dos pacientes.

Em primeiro lugar toda a equipe de profissionais deverá estar bem equipada com luvas, óculos e roupas adequadas. Enquanto que antes de utilizar as lentes de contato é imprescindível que as mãos tenham sido lavadas.

Além disso, eles não devem tocas em seus rostos no período em que estiverem realizando exames. Logo após o término da consulta deve-se desinfetar todos os aparelhos que foram utilizados.

O que os pacientes das lentes de contato devem saber?

É importante que as pessoas prezem por sua higienização e assim poderão usar as lentes sem problemas. Alguns pontos importantes são:

  • Lentes são seguras e não possuem relações com a contaminação se forem bem utilizadas;
  • Descarte-as corretamente ou usem as soluções de limpeza e seus estojos específicos;
  • Lave os seus óculos, pois eles também podem estar com microrganismos em sua estrutura.

Desse modo, não há dúvidas de que o principal ponto justamente é zelar pela limpeza adequada. Fazendo isso, dificilmente as contaminações irão ocorrer na utilização das lentes.

Alguns pontos importantes em relação a pandemia e as lentes

A fim de trazer ainda mais informações relevantes vamos verificar alguns pontos de atenção a respeito das lentes de contato:

  • Não existem evidências que as lentes causam mais contaminações do que os óculos;
  • Os usuários assintomáticos não precisam parar de usar o produto;
  • Oftalmologistas e profissionais devem orientar os pacientes quanto a higienização das mãos;
  • Usuários deverão sempre estar com as mãos limpas;
  • Nunca se deve tocar o rosto, principalmente em locais públicos;
  • Efetue o descarte corretamente;
  • Lentes de uso prolongado devem ser higienizadas adequadamente com suas soluções;
  • Limpe os estojos e faça a troca deles quando for necessário.
  • Médicos devem evitar muito contato físico com seus pacientes;
  • Desinfetar equipamentos onde são feitos os exames;
  • Distanciamento social;
  • Faça o monitoramento de toda a sua equipe.

Conclusão a respeito das lentes de contato e da epidemia de coronavírus

Em conclusão a tudo isso se tornou possível perceber que as lentes de contato não causam contaminações. Dessa maneira, o ideal é que as mesmas sejam manuseadas corretamente e com as mãos limpas.

Então, não é necessário parar de utilizá-las ou mesmo trocar pelos óculos convencionais. Obviamente se as suas medidas de higiene e limpeza não forem cautelosas isso poderá gerar contaminações.

O importante é seguir as medidas de higiene e estar sempre se preocupando com a própria limpeza. Já que o vírus é altamente contagioso, todo o cuidado se faz necessário.

O que necessita ser entendido é que o produto em si não traz problemas, desde que seja bem manipulado. Por fim, as mãos sujas trazem muitos problemas e não é somente o Covid-19.


Comentários