Dores de cabeça podem ser problemas de visão?
Uma das formas do nosso corpo mostrar que algo está errado é através da dor. Dentre os inúmeros tipos existente, a dor de cabeça é a mais comum e atinge diversas pessoas todos os dias.
Grande parte é em ocorrência de problemas visuais. Contudo para ter certeza disso você precisa buscar um profissional da área. Afinal só ele saberá lhe receitar o melhor tratamento. Confira os principais problemas oculares.
Inflamação ocular
Uveíte é uma inflamação da região do olho conhecida como úvea, que está localizada na porção média do globo ocular. Por isso ela é composta pelas três áreas a seguir:
- Íris;
- Corpo ciliar;
- Coroide.
Por conta disso os principais sintomas são:
- Dor de cabeça;
- Olhos vermelhos;
- Elevação da sensibilidade à luz.
Esta doença pode ser oriunda de uma infecção ocasionada por um protozoário, que é comumente encontrado nas fezes dos gatos. Bem como de doenças ser oriunda de doenças reumáticas. Dessa forma este é um problema mais raro.
Além de atingir a região citada anteriormente, em alguns casos ela também pode comprometer a retina e o nervo óptico. Todavia o tratamento depende da causa, por isso geralmente é feito com antibiótico ou anti-inflamatório.
Lesões oculares
A região ocular é uma área muito sensível e eventuais acidentes podem ocasionar de simples a graves lesões. Pois, sua origem pode ser de um trauma físico, como é o caso de arranhões.
Outro fator que pode originar este problema é a exposição excessiva ou acidentes com produtos químicos. Nesse sentido os sintomas podem variar com a gravidade da lesão, mas geralmente ocasionam dor de cabeça.
Em alguns casos estes traumas podem danificar sua visão de maneira parcial ou até mesmo total, levando a cegueira. Por isso, é de suma importância procurar um médico no tempo mais breve possível.
Doença oftalmológica
Dor de cabeça também é um dos sintomas de algumas doenças oculares. De tal forma que em alguns casos é o único a se apresentar. Dentre as mais comuns estão:
- Astigmatismo;
- Glaucoma.
A primeira se trata de uma doença genética, que resulta numa córnea com uma curvatura irregular. Isto reduz a nitidez da visão tanto para perto como longe. Além disso, ela geralmente está associada a algum distúrbio visual.
Nestes casos a dor é oriunda do esforço excessivo que a estrutura ocular faz para tentar corrigir o turvamento. Assim a forma de correção deste problema é através do uso de lentes cilíndricas.
Já o glaucoma é resultado de uma lesão do nervo ocular, ocasionada pelo aumento da pressão intraocular. Isto ocorre quando um liquido conhecido como humor aquoso, que preenche o globo ocular, não é drenado corretamente.
Diferentemente da anterior esta doença é silenciosa, a dor de cabeça só aparece quando a pressão ocular está muito elevada. Nesses casos o tratamento é feito com uso de medicamentos ou intervenção cirúrgica.
Distúrbio visual
Os distúrbios oculares são alterações que prejudicam a visão, principalmente, se não forem cuidados devidamente. Contudo a gravidade destes é menor que a das doenças. Dentre eles podemos citar:
- Miopia;
- Presbiopia.
A miopia é um dos problemas que atinge grande parte da população. Pois, assim como outros problemas oculares este costuma ser hereditário. Em resumo ocorre um erro na refração que desfoca a imagem.
Logo o esforço da musculatura envolvida acaba gerando uma tensão na região ocular. Isto por sua vez ocasiona dores de cabeça. Por isso a forma de tratamento é através do uso de óculos ou intervenção cirúrgica.
A presbiopia é comumente conhecida como visão cansada. Pois, sua principal característica é a redução da visibilidade a curta distância. Isto ocorre devido à perda de elasticidade do cristalino.
Assim para resolver este problema basta utilizar lentes adequadas a sua necessidade. Contudo, antes de buscar comprar um óculos você deve procurar um oftalmologista para conhecer seu real problema.
Deixe um comentário