Já foi ao oftalmologista? Há brasileiros que nunca foram

Muitos brasileiros nunca frequentaram um médico oftalmologista e isso é algo que pode ser prejudicial. Pois, realizar consultas periódicas é a melhor maneira de se evitar problemas oculares ou buscar a correção deles.

Assim, uma grande parte da população não realiza essa tarefa e com isso poderá haver certos prejuízos. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará muitas informações importantes.

O que é um oftalmologista?

Basicamente um oftalmologista é uma pessoa especialista na categoria que cuida e estuda os olhos. Ou seja, ele está apto a auxiliar no tratamento doenças ou das dificuldades visuais que podem ocorrer.

Além disso, o médico terá a sua disposição certos equipamentos que serão de grande valia para a realização dos exames. Desse modo, será possível descobrir doenças e receitar os métodos de correção.

Nesse sentido, ele também poderá fazer cirurgias que tem como objetivo permitir com que a pessoa enxergue melhor. Com isso, o oftalmologista se torna um profissional muito importante na área da medicina.

Contudo, boa parte das pessoas nunca visitou um consultório oftalmológico e como consequência não cuidam da saúde ocular. Isso faz com que a miopia, hipermetropia, astigmatismo ou outros problemas não sejam observados.

Ao passo que a pessoa continua enxergando de forma errada e não consegue realizar muitas tarefas rotineiras. Por esse motivo é que o oftalmologista é de extrema importância e deve ser consultado.

Os brasileiros e o médico oftalmologista

Agora que já sabemos quem é esse profissional e qual a importância da sua função, vamos observar alguns números. Sabemos que a visão tem uma grande relevância e que é um dos sentidos mais utilizados.

Embora isso seja óbvio, muitas pessoas não tem cuidado dos seus olhos de maneira adequada. Por certo, cerca de 34% dos brasileiros jamais frequentou um oftalmologista.

Assim, 44% das categorias D e E que possuem ganhos mensais de R$ 700,00 estão inclusas nesse processo. Outro ponto é que pelo menos 74% dos entrevistados disseram que só vão ao médico quando realmente precisam.

Vale lembrar que as doenças oculares podem ser tratadas com mais facilidade se forem encontradas de forma precoce. Um bom exemplo de doença que pode ser tratada é o glaucoma que pode gerar cegueira.

Já a catarata também pode ser muito prejudicial e está presente em 20 milhões de indivíduos. Entretanto, a cirurgia é bastante eficiente e segura para resolver o problema em questão.

E não podemos esquecer também que a miopia tem afetado muitas pessoas e necessita ser tratada corretamente. E para isso existem 3 opções diferentes que estaremos citando no próximo tópico.

Lentes de contato e óculos

Para resolver essas dificuldades visuais a melhor alternativa é buscar um médico oftalmologista e fazer exames específicos. Dessa forma, os óculos e as lentes de contato são as principais alternativas.

Pois, são produtos muito práticos e que podem trazer resultados desejados se forem utilizados corretamente. Enquanto que a cirurgia corretiva em certos casos é a única alternativa para trazer melhor acuidade visual.

O ideal mesmo é que a população se preocupasse com a saúde de seus olhos e que fizessem exames periódicos. Para quem quiser conhecer alguns produtos oftalmológicos visite o site da NewLentes.


Comentários