10 erros ao usar lentes de contato

Provavelmente você já cometeu alguns erros ao usar lentes de contato. Aliás, é bem possível que ainda esteja cometendo e nem saiba disso.

Afinal muitos destes com o tempo acabam se tornando um hábito entre os usuários. Assim dificilmente são percebidos como um erro e posteriormente corrigidos.

Embora na prática este cuidado feito erroneamente aparente não ocasionar nenhum tipo de problema.

Já que a lente permanece intacta e sem eventuais deformidades. Em contrapartida o vasto leque de implicações se esconde na esfera microbiológica. Ou seja, na maioria dos casos o resultado poderá ser infecções no globo ocular.

Por mais que você seja iniciante é muito importante estar atentos a estes detalhes. Evidentemente será os seus cuidados durante a utilização que irá definir a vida útil. Logo para corrigir antes é preciso conhecer estes erros ao usar lentes de contato. Portanto confira a seguir os principais dentre eles.

Alguns erros ao usar lentes de contato inusitados

Eventualmente algum destes três poderá acontecer, por isso eles são mais inusitados. Sobretudo porque em parte eles são evitados por medo das possíveis consequências.

10º Guardar estojo úmido

Por certo na correria diária, guardar o estojo ainda molhado talvez não seja tão ruim. Mas é aí que ocorre seu engano. Desta forma você está contribuindo para o aumento de bactérias.

9º Colocar as lentes após usar maquiagem

Surpreendentemente esta prática pode parecer inofensiva, mas na verdade ela é um grande equívoco. Pois, você corre o risco de contaminar sua lente com os cosméticos utilizados. Isto pode ocasionar possíveis danos a visão.

8º Dormir com as lentes

Conforme o uso se torna um hábito, os erros ao usar lentes de contato ficam mais frequente. Desse modo dormir com elas deve ser evitado. Já que sem lubrificação o risco de arranhar a córnea é elevado.

Fatores que podem prejudicar a visão

De fato, a ausência de recomendação de algum especialista pode desencadear uma série de complicações. Bem como ignorar as instruções destes. Confira:

7º Falta de orientação médica

Certamente é do seu conhecimento que as lentes possuem diversas funções tais como:

  • Modificar cor dos olhos;
  • Corrigir problemas visuais.

Todavia independentemente para qual seja o fim, elas só devem ser utilizadas sobre prescrição médica. Dessa maneira você evitará agravar ou desenvolver problemas oculares.

6º Prolongar o uso da lente

Dentre os erros ao usar lentes de contato está o prolongamento do tempo de uso. Visto que após o prazo recomendado a mesma perde sua eficácia. Dentre os principais tempos de duração, temos:

  • Diária;
  • Mensal;
  • Anual.

5º Prolongar o uso do estojo

No momento em que os cuidados com este recipiente são feitos erroneamente, a segurança reduz. Além disso o mesmo deverá ser trocado frequentemente.

Os erros ao usar lentes de contato mais comuns

Por fim chegamos as falhas e gambiarras mais fáceis de ocorrer na correria da rotina. Nesse sentido fique atento, e se você faz algum deste entenda o porquê de evitar.

4º Secar mãos em toalhas felpudas

Já outro erros ao usar lentes de contato é utilizar este tipo de toalha. Visto que elas podem soltar fiapos e, consequentemente, os mesmos podem atrapalhar durante a colocação.

3º Saliva para reposicionar

É provável que na ausência do material adequado para reposicionar, você utilize água ou saliva. Contudo, como resultado além do reajuste também será obtido um grande número de bactérias. Ou seja, um grande risco de infecção.

2º Reaproveitamento de solução

Por certo é possível que você tenha o desejo de reaproveitar os produtos de limpeza. Entretanto uma vez que foi utilizada, esta solução já adquiriu patógenos. Assim realizar seu reuso ao invés de limpar irá sujar ainda mais a lente.

1º Lavar com água da encanada

Sem dúvida a água potável parece ser adequada para higienização. Mas o fato dela ser própria para outros fins não a torna totalmente estéril. Por isso, utilize apenas:

  • Soro;
  • Solução desinfetante.

Conclusão

Portanto para que a vida útil das suas lentes seja prolongada evite cometer tais erros. Ademais com estes cuidados a sua saúde ocular também será preservada. Desta forma você poderá aproveitar muito mais da sua visão.


Comentários