Dormir de lentes faz mal? Descubra aqui a verdade

 

Muitas pessoas se perguntam se de fato dormir de lentes faz mal. Essa é uma boa questão na verdade. Isso porque algumas atitudes rotineiras podem ou não afetar a saúde dos olhos.

Ainda assim, é bem comum que não seja dada a devida atenção a esse assunto. O que por sinal, é um erro.

Se você usa esse tipo de objeto, é bem provável que já tenha caído no sono com ele. Talvez acabou cochilando enquanto assistia um filme qualquer. São muitas possibilidades. Pode ser ainda que você faça isso com bastante frequência. De todo modo, algumas coisas precisam ser esclarecidas.

Esse artigo tem o intuito de te ajudar a entender mais sobre isso. Você vai ser alguns pontos que devem ser destacados.

O que está descrito aqui é com base na opinião de especialistas da área. Portanto, fique tranquilo. Ao final da leitura, você saberá se dormir de lentes faz mal. E ainda, a razão para a resposta. Vamos lá, acompanhe.

E então, essa prática é prejudicial ou não?

De acordo com os profissionais, isso não é nada saudável. É como se, de repente, você estivesse barrando a passagem de oxigênio para sua córnea. Uma oftalmologista americana faz uma analogia bem interessante.

Para ela, faz isso é o mesmo que dormir com um saco na cabeça. Assim, você já pode notar que isso não é bom. Tendo uma ideia mais concreta, vale a pena entender um pouco mais sobre esse órgão. A partir do momento em que você está acordado, essa região está respirando.

Agora, no momento do sono, acontece um processo de alimentação e lubrificação de lágrimas. Também, é formado uma espécie de líquido gelatinoso (humor aquoso). Então, imagine ter um obstáculo no meio disso tudo? Por isso que sim, dormir de lentes faz mal.

Quando você está se mexendo e piscando, essa passagem de ar é liberada. No entanto, isso não é possível na situação contrária. É aí que se encontra a razão de essa prática ser tão ruim.

Dormir de lentes faz mal: infecções

Esse também é outro ponto bastante importante. Toda e qualquer abrasão neste instrumento pode causar infecções bem graves. Por isso, todo cuidado deve ser tomado. É muito fácil que quaisquer bactérias ou parasitas entrem em contato com o olho.

Isso se complica ainda mais, quando não há uma higiene correta do objeto. Ou então, quando se passa muito tempo com ele. Digamos que seu sono dura 8 horas por dia. É um longo período, não é mesmo? Não está convencido de que dormir de lentes faz mal?

Um estudo feito no ano de 2012 trouxe um dado interessante. Essa prática pode aumentar o risco de ceratite em até 6,5 vezes. Isso é uma inflamação na córnea. Por outro lado, existem alguns produtos que são sim “adequados” para serem usados mais tempo.

No entanto, a recomendação geral é sempre tirar quando for descansar. Por fim, é melhor seguir a orientação de pessoas que entendem do assunto. Consultar um oftalmologista é o mais importante nessa situação.

Só um profissional desses vai ser capaz de te ajudar. Tenham em mente que cuidado nunca é demais. Lembre-se, dormir de lentes faz mal e cuidar dos seus olhos deve ser prioridade.


Comentários