Chiqueiro nos olhos: O que é e como curar
O chiqueiro nos olhos é uma infecção bastante comum. Assim, provavelmente você já teve ou terá um dia. O nome mais conhecido para essa condição é hordéolo. Ela pode ser bem incômoda para alguns indivíduos.
Desse modo, é fundamental conhecer formas de tratar esse problema. Ao contrário do que muitos acreditam, ele pode sim se agravar. Isso caso não receba a devida atenção e orientação médica.
Portanto, esse artigo tem o intuito de te deixar por dentro deste assunto. Aqui você vai aprender o que causa e quais são os fatores de risco. Ainda, confira formas de tratamento simples e práticas.
O que é e o que causa um chiqueiro nos olhos?
Como já foi dito, essa é uma infecção. Ela atinge a região das glândulas dentro da pálpebra. No entanto, geralmente, o chiqueiro nos olhos não causa qualquer dano a visão. É muito comum essa condição se manifestar como um ponto amarelo na base da pestana.
Ela é muito mais frequente em crianças e adultos. Porém, pessoas de todas as idades podem ser afetadas. Na maioria das vezes, apenas um chiqueiro aparece. Raramente tem-se casos de dois desses em um só olho.
Ele é causado pelas bactérias estafilococos. Elas costumam ficar localizadas no nariz. Quando se deslocam para outras partes do rosto, surge esse problema. Além disso, o compartilhamento de objetos pessoais é responsável por espalhar a infecção.
Esse nome é pelo fato desses seres construírem uma espécie de chiqueiro nos olhos mesmo. Elas atingem inúmeros pontos e vão se disseminando. Veja só o que elas fazem com o indivíduo.
- Infecção na base do folículo da pestana;
- Infecção na glândula do suor que realiza drenagem para manter o olho úmido;
- Dano na glândula sebácea que mantém a região hidratada.
Quais são os fatores de risco?
Existem alguns elementos que tornam o indivíduo ainda mais suscetível a desenvolver esse problema. Confira abaixo quais são alguns deles e veja se você se identifica com algum exemplo.
Lente de contato
Usuários desse tipo de produto, precisam ter um cuidado muito grande na hora de higienizá-lo. O risco de ter um chiqueiro nos olhos se dá quando essa limpeza não acontece. Dessa forma, é essencial se atentar sempre a esse processo.
Blefarite
Se refere à inflamação das pálpebras. Como consequência, as chances de se ter essa condição aumentam muito. No entanto, essa é uma doença que afeta mais pessoas na faixa dos 40 anos. Dentre os sintomas mais comuns tem-se, vermelhidão, coceira e dor.
Nutrição e sono
Esse tipo de problema ocorre bastante em pessoas que não possuem a saúde em dia. Ainda, a falta de sono é um fator de risco muito poderoso. Isso porque essas circunstâncias baixam a imunidade do indivíduo.
Como tratar um chiqueiro nos olhos?
É comum que ele desapareça em até 3 semanas. É recomendado o uso de compressas de água morna enquanto isso. 4 vezes ao dia por 15 minutos é o ideal. No entanto, o mais importante é buscar a ajuda de um oftalmologista. É o melhor tratamento para chiqueiro nos olhos.
Deixe um comentário