Descubra mais sobre a rubéola e se ela pode causar problemas de visão

A rubéola é uma doença altamente contagiosa é causa sintomas bem incômodos. Muitas pessoas ainda não conhecem bem essa patologia e acham que é algo bem simples. No entanto, isso é um engano.

Desse modo, é fundamental que se saiba mais sobre todos os pormenores deste problema. Isso porque são muitos elementos envolvidos. Só assim é possível buscar formas de tratar e evitar o contágio.

Portanto, esse é o objetivo deste artigo. Aqui, você vai acompanhar mais sobre essa condição e como ela acontece. Veja também, os sintomas mais comuns e as formas de tratamento.

O que é essa doença?

É descrita como uma infecção contagiosa. A rubéola é causada por um vírus chamado Togaviridae e gera erupções vermelhas na pele. No entanto, ela também causa danos na visão. Muitas pessoas conhecem essa doença como “sarampo alemão”.

Quais os sintomas da rubéola?

Aqui, tem-se uma grande questão. Os sintomas mais comuns geralmente são leves e bem difíceis de serem notados. Isso é ainda mais verdade quando se trata de crianças. Quando eles aparecem é só na terceira semana após a exposição com o vírus.

Então, acontece o surgimento de erupções na pele. Assim, começa pelo rosto e vai se espalhando pelo corpo todo. Além disso, confira outros sintomas comuns logo abaixo.

  • Congestão nasal;
  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Inflamação nos olhos;
  • Aparecimento de nódulos nas áreas da nuca e atrás da orelha;
  • Desconforto;
  • Sensação constante de mal-estar;
  • Dor nos músculos e articulações.

Causas e fatores de risco

Como dito acima, a rubéola é causada por um vírus. A transmissão acontece pelo espirro ou tosse, de pessoa para pessoa. Uma curiosidade é, você pode passar a doença para alguém, antes de saber que a tem.

Com relação aos fatores de risco, é preciso ficar atento. Existem muitas formas de contrair o problema. Acompanhe abaixo quais são os mais comuns e fique alerta.

  • Ter contato direto com pessoas infectadas;
  • Não ter tomado a vacina tríplice viral. Ela também age contra o sarampo e a caxumba. Sua falta torna o indivíduo mais suscetível à doença;
  • Recém-nascidos compõem a faixa etária de maior risco aqui, pois não têm resistência contra o problema;
  • Adultos vacinados, onde houve perda da eficácia do medicamento.

Rubéola congênita

O vírus dessa condição é chamado teratogênico. Isso porque ele consegue causar alterações em tecidos em formação. Daí o perigo que uma grávida contrair a doença.

A rubéola ataca principalmente os tecidos cardíacos e nervosos.

Portanto, o bebê pode nascer com catarata, cegueira, microftalmia, entre outros. Esse último, é uma espécie de má formação, onde o olho não cresce. Então, são muito sérias as consequências envolvidas.

Detecção e tratamento para rubéola

Os exames que visam a identificação do vírus são feitos com base em dois anticorpos. São eles, IgM e IgG. Assim, quando alguém está infectado, há uma maior produção dessas substâncias. Ainda, o ideal é que toda mulher que tem possibilidade de engravidar, realize o teste.

Por fim, não existe um tratamento que interrompa a infecção por rubéola. Agora, no caso de prevenção contra contaminação, a solução é o isolamento social. É a melhor alternativa para combater consequências mais graves.


Comentários