Principais problemas de visão que são hereditários

Muitas pessoas sofrem de problemas de visão. A hereditariedade é uma das principais causas dessas condições. Inclusive, elas vêm se tornando cada vez mais populares. Isso faz com que a busca por tratamentos também cresça.

Desse modo, é essencial conhecer um pouco mais sobre esse conceito de herança. Só assim é possível compreender como algumas doenças se manifestam em determinados indivíduos.

Portanto, o objetivo deste artigo, é te deixar por dentro do assunto. Aqui você vai se deparar com 3 condições oculares extremamente famosas. Cada uma delas segue esse mesmo padrão hereditário.

Problemas de visão: Miopia

Simplesmente um dos problemas de visão mais comuns que existem atualmente. Ela se caracteriza pela capacidade em se enxergar de perto. Isso, combinado a dificuldade em ver objetos que estão mais longe.

Assim, não há qualquer problema em ler um livro. Entretanto, identificar a placa de uma rua já pode ser um grande desafio. Sendo assim, esses são exemplos claros de como a miopia se manifesta no dia a dia.

Essa doença resulta na alteração do formato do olho. Então, o normal é ter um globo ocular mais arredondado. No caso dos portadores de miopia, essa região se torna mais longa do que de fato deveria ser.

Isso é conhecido como alongamento axial, e é um fator hereditário. Sendo assim, caso seus pais tenham essa doença, fique atento. Nesse contexto, você tem 50% de chances de também possuí-la.

Até então, esse é um dos problemas de visão que não possui uma cura. No entanto, é possível recorrer a tratamentos com óculos ou lentes de contato. Quando se tem um caso muito avançado, a cirurgia refrativa é mais indicada.

Estrabismo

O movimento dos olhos é controlado pelos chamados músculos oculares. Eles devem estar funcionando em perfeito equilíbrio. Só assim é possível garantir que o olho estará alinhado e focando em determinado objeto. Quando esse sistema é comprometido, tem-se o estrabismo.

Sendo assim, existem várias razões responsáveis pelo desenvolvimento dessa doença. Porém, o fator hereditário é uma das principais. Assim, fora o desalinhamento ocular, essa condição causa visão em dobro. Também, a redução da percepção de profundidade é uma consequência.

Esse é um dos problemas de visão mais comuns. Aqui, a primeira coisa a se fazer, é tratar a visão comprometida. Desse modo, só depois é dada a atenção para o desvio do olho. A principal medida é sempre cirúrgica. No entanto, em alguns casos, o óculos de grau resolve.

Glaucoma

A pressão intraocular costuma ser a causa mais comum para o glaucoma. Isso porque ela gera lesões no nervo ótico, afetando diretamente a visão. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, essa é uma doença séria.

Quando não tratada corretamente, o indivíduo pode até mesmo ficar cego. Além disso, um dos grandes problemas no diagnóstico dessa condição e o fato de ela ser silenciosa. Assim, é muito frequente que ela não apresente sintomas iniciais.

Existe mais de um tipo de glaucoma. Por essa e outras razões, que ele é um dos problemas de visão mais graves. Ainda, dentre os fatores de risco, a hereditariedade é um dos mais proeminentes.

Diabetes, idade avançada e traumas oculares também fazem parte desse grupo. Por fim, lembre-se de se consultar regularmente com um oftalmologista. Dessa forma, você garante que a saúde dos seus olhos seja mantida.


Comentários