Do que é feita a lágrima?
Muitas pessoas perguntam-se do que é feita a lágrima. Na verdade, o processo por trás dessa produção é mais complexo do que parece. Isso porque são muitos elementos envolvidos, trabalhando em conjunto.
Dessa forma, é essencial conhecer mais sobre o tema. Só assim é possível tirar todas as dúvidas referentes a ele. No entanto, essa busca nem sempre é algo tão simples. Isso porque essa tarefa exige uma pesquisa muito profunda.
Este artigo tem o intuito de te ajudar nesta jornada. Aqui você vai aprender tudo sobre a lágrima e como ela é composta. Também entenderá como o corpo humano pode ser complexo e interessante.
A real composição da lágrima
Ao contrário do que muitos acreditam, a água não é o único componente dela. Então, ao se perguntar do que é feita a lágrima, tenha isso em mente. São várias substâncias envolvidas, como sais minerais, proteínas e gorduras.
Alguns resíduos sólidos estão presentes também. Assim, dentre eles tem-se o cloreto de sódio, enzimas e complexos imunológicos. Ainda, a secreção lacrimal possui um pH neutro entre 7 e 7,4. Inclusive, o seu volume médio é renovado a cada 5 minutos.
Do que é feita a lágrima: o filme lacrimal
Ela possui 3 camadas diferentes. Sendo assim, a mais externa é composta por lipídios e sua função é cobrir a região aquosa. Isso cria uma barreira, para que as lágrimas não caiam pelo rosto de forma descontrolada.
A camada intermediária é formada por água, complexos imunológicos e sais minerais. São eles que vão controlar a presença de elementos infecciosos. Além disso, ela ajuda no fornecimento de oxigênio ao epitélio da córnea.
Ao se perguntar do que é feita a lágrima, é fundamental destacar essas funções. Por fim, a camada mais interna é composta por glicoproteínas. São elas que permitem a distribuição da película lacrimal.
Classificação dos tipos de secreção lacrimal
Muitos acreditam que a secreção lacrimal é uma só. No entanto, existem 3 delas, cada qual com suas particularidades. Confira abaixo quais são.
Secreção de lágrima basal
Em olhos saudáveis, é a lágrima basal que alimenta a córnea a mantém ela molhada. Logo, ajuda a remover resíduos como poeira dessa região. Dentre os componentes tem-se o sódio, o potássio e a ureia.
Secreção de lágrimas reflexivas
Elas são consequência de uma situação de irritação do olho. Geralmente, isso acontece quando algumas partículas estranhas entram no local.
O questionamento sobre “do que é feita a lágrima” precisa abordar essas classificações. Afinal, elas são essenciais para entender a importância desse elemento.
Secreção de lágrimas emocionais ou choro
Como o nome já entrega, é causada por um estresse emocional. Assim, na maioria das vezes, esse tipo não é secretado em condições de alta adrenalina. Isso porque o sistema nervoso simpático inibe as lágrimas.
Do que é feita a lágrima: patologias
O aumento na produção de lágrimas pode significar uma série de doenças. Dentre as mais comuns tem-se a rinite alérgica, a conjuntivite alérgica, e os olhos secos. Além disso, infecções das vias respiratórias superiores também podem resultar nessa condição.
Agora você já sabe a resposta para a pergunta “do que é feita a lágrima”. Então, não se esqueça de que o olho é uma região sensível e precisa de cuidados. Portanto, sempre busque ajuda de um médico oftalmologista.
Deixe um comentário