Olhos pretos: essa cor rara existe
Todo mundo pensa que ter olhos pretos é super comum. Porém, não é bem assim. Há controvérsias quando o assunto é essa cor e alguns até chegam a afirmar que ela não existe.
Quer entender mais sobre isso e decobrir porque o olho preto é raro? Então, pode esperar, que tem muita coisa para você aprender.
Pode até parecer uma cor muito comum, mas, na verdade, especialistas afirmam que olhos castanhos escuros são confundidos com os pretos e que este – o olho preto – não existe de forma natural. Enfim, artificial ou não, ele está entre as cores mais raras do mundo.
O que determina a cor de um olho
A parte colorida do olho é chamada de íris. A cor do olho é definida, de acordo com a quantidade melanina que é depositada nela e isso tem fator genético. Para você entender um pouco melhor, a combinação de 16 genes herdados do pai e da mãe dão origem a cor. No entanto, três elementos principais contribuem para a sua pigmentação:
- melanina do epitélio pigmentar;
- melanina dentro do estroma da íris;
- densidade celular do estroma.
Os olhos de cor escura têm uma maior concentração de melanina, enquanto os claros têm uma quantidade muito baixa da mesma presente no seu estroma, como é o caso das pessoas com olhos azuis. Por enquanto, o castanho é considerado a cor mais comum e, quando escuro, é confundido com o olho preto.
Estudiosos acreditam, que no início dos tempos só existiam seres humanos com olhos castanhos. Somente mais tarde, com as mutações genéticas, começaram a surgir cores variadas.
Olhos pretos existem?
Assim como já disse aqui, alguns especialistas acreditam que não existe olhos preto. Mas para deixar tudo mais simples, vou te explicar melhor.
Em resumo, o que acontece é que a íris castanha muito escura pode ser confundida com a cor negra em ambientes mal iluminados.
Além do olho preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população.
Na verdade, não existe olho com a íris preta. No entanto, algumas doenças podem fazer com que haja mutações, modificando a cor da mesma. Fatores externos como a luz, a pele e produtos de beleza podem interferir na impressão que se tem do olho.
Aniridia: doença que deixa os olhos pretos
Além disso, patologias como a aniridia afetam a cor dos olhos. Ela é uma doença rara, em que o portador não possui a íris. Ou seja, o que se vê é a pupila, que é naturalmente escura e isso dá a impressão de ter olhos negros.
Esta condição, geralmente vem acompanhada de outras doenças oculares como glaucoma, catarata e estrabismo. Diante disso, deve-se fazer o tratamento correto e consultar regularmente um oftalmologista.
Quais as cores de olhos mais raras
Dizer que uma cor é rara, não é nada fácil, afinal, algumas podem ser comuns em regiões do mundo e em outras não. Entretanto, uma estimativa feita pelo site americano de educação e ciência Wolcation, selecionou as cinco cores de olhos mais difíceis de serem encontradas:
- Verde;
- Âmbar;
- Vermelho;
- Violeta;
- Preto.
Afinal, existem ou não olhos pretos
Bom, é possível concluir que não existe olho preto natural. Sendo assim, o que ocorre é que pessoas com a íris castanho escura passam a impressão de que têm os olhos negros.
Sendo realmente pretos ou não, é fato que olhos escuros são lindos. Além do que, produzem um ar de mistério e sedução em quem o possui. Então se você é privilegiado com um olhar assim, se sinta orgulhoso, pois está entre as pessoas mais raras do mundo.
Deixe um comentário