lentes fotossensíveis

Entenda se vale a pena investir em lentes fotossensíveis no óculos de grau

Você deve conhecer as lentes fotossensíveis, mas não com esse nome. Uma vez que elas são mais conhecidas por outro termo. Então, neste artigo, você saberá tudo sobre elas e quais os benefícios para as suas vistas.

Continue lendo e entenda se o seu custo benefício vale a pena. Além disso, veja como elas funcionam para te proteger.

O que são lentes fotossensíveis?

Lentes fotossensíveis são produtos para óculos de material transparente em ambientes internos. Por outro lado, em locais externos ou com muita luz escurecem. Além disso, outro termo para chamá-las é “lentes adaptáveis” à luz.

Uma marca muito popular desse recurso é a inglesa “Transitions”. Por causa disso, muitas pessoas e até oftalmologistas chamam elas de lentes transition. Porém existem outras marcas que não são tão populares quanto ela.

O maior benefício das lentes adaptáveis à luz é que elas protegem contra a radiação solar. Também, existem muitos tipos de materiais e designs disponíveis. Logo, são elas:

  • De índice alto;
  • Bifocais;
  • Multifocais;
  • Progressivas.

Como funcionam?

Para que as lentes fotossensíveis escureçam, elas usam algumas moléculas. Sendo assim, por serem sensíveis à luz ultravioleta, se comportam dessa maneira.

Tudo isso por causa da sua composição. Já que possui o padrão para criação de vidros que são dois componentes. Logo, mistura carbonato de cálcio, carbonato de sódio e sílica.

No que diz respeito às “Transitions”, possui também um filtro com as partículas sensíveis. Então, todas as vezes que são expostas à luz há um desequilíbrio dessas moléculas e elas escurecem. Assim que essa radiação diminui, elas voltam ao normal.

lentes fotossensíveis

Porque as lentes fotossensíveis não escurecem dentro do carro?

Os vidros do carro, normalmente, possuem uma película protetora contra os raios do sol. Por isso, filtra a maioria deles, assim pouca radiação incide sobre os óculos. Portanto, as lentes fotossensíveis não escurecem dentro do carro.

Elas escurecem com qualquer luz?

Como já foi dito, as moléculas sofrem um desequilíbrio por causa da radiação ultravioleta. Então, em luzes artificiais, a lente corretora se mantém transparente.

A luz azul e as lentes fotossensíveis

Outro benefício dessas lentes é proteger os olhos contra a luz azul. Por isso, é uma ótima opção para cuidar da saúde ocular. Já que esse tipo de iluminação contribui para o cansaço muscular e estresse da retina.

Essa luz azul vem das telas do computador, smartphones e televisão. Ainda, com exposições muito longas, pode até resultar em degeneração macular. Também pode causar outros problemas com a idade avançada.

Vale a pena investir?

Um fato é que as lentes fotossensíveis custam mais caro do que as comuns. Porém, o custo benefício vale o investimento por causa da proteção maior que ela confere. Além disso, com ela você não precisa carregar os óculos escuros com grau.

Para aumentar o desempenho das lentes “Transitions”

Colocar tecnologia anti reflexo nas lentes pode ser um incremento favorável. Porque elimina o incômodo da reflexão da luz. Além do mais, te garante uma boa visão mesmo em locais com iluminação baixa.

Proteja seus olhos com lentes fotossensíveis

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo humano. Além do mais, é um dos órgãos do sentido mais importantes. Por isso, é importante manter cuidados constantes com eles.

Agora você já sabe tudo sobre as lentes que escurecem no sol. Então, já pode marcar um oftalmologista para saber qual é a melhor opção para você. Já que é necessário consultar um especialista antes de fazer qualquer óculos.


Comentários